Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
BYD e Marcopolo desenvolvem ônibus elétrico articulado
Marcopolo Attivi Express está em fase final de desenvolvimento

Transportes | 10/08/2020 | 15h37

BYD e Marcopolo desenvolvem ônibus elétrico articulado

Modelo é indicado para uso em corredores expressos e fará sua estreia em São José dos Campos (SP)

REDAÇÃO AB

O primeiro ônibus nacional articulado com propulsão totalmente elétrica está em fase final de desenvolvimento para ser usado em São José dos Campos (SP). Trata-se do chassi BYD D11B com carroceria Marcopolo Attivi Express, indicada para aplicação em corredores expressos e sistemas troncais de grande demanda em médias e grandes cidades. O novo veículo deve começar os testes de homologação ainda este ano.

“A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor da Marcopolo. “Estamos envolvidos já há alguns anos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também nesse segmento”, acrescenta o executivo.

O Marcopolo Attivi Express é montado sobre chassi BYD D11B, que usa baterias de fosfato ferro lítio e em autonomia para até 250 quilômetros, enquanto sua capacidade é de 168 passageiros, sendo 60 sentados e 108 em pé, além de área para cadeirante. O articulado mede 22 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 3,73 metros de altura. Entre os equipamentos, destaque para o sistema de câmeras que dispensa os retrovisores externos, os faróis 100% de LED e as portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento.

O novo articulado elétrico também será o primeiro veículo de transporte urbano nacional a contar com as soluções Marcopolo Biosafe, ou seja, poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos que, de acordo com a fabricante, reduzem os riscos de contaminação por vírus (como o responsável pela Covid-19) e bactérias.



Tags: Marcopolo, ônibus, ônibus articulado, Attivi Express, BYD, VLP, ônibus elétrico, articulado, Rodirgo Pikussa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência