Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Viação Iapó adquire ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança

Negócios | 31/07/2020 | 13h26

Viação Iapó adquire ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança

Três modelos com sistemas que ajudam a evitar acidentes serão incorporados à frota da empresa paranaense

REDAÇÃO AB

Maior transportadora do interior do Paraná, a Viação Iapó anunciou a aquisição de três ônibus Volvo – dois modelos B420R 6x2 e um B450R 8x2 – equipados com a mais recente geração do SSA (Sistema de Segurança Ativa) da fabricante. Os novos veículos, com carrocerias Comil, serão utilizados em viagens de turismo e fretamento. “Esta é a primeira vez que investimentos em dispositivos tão avançados, que nos ajudarão a melhorar nossa operação”, afirmou Marcelo Jorge Fadel, diretor presidente da Viação Iapó.

Entre os equipamentos presentes nos novos ônibus da transportadora, destaque para o Aviso de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência, com radar e câmera que monitoram o percurso e alertam o motorista caso a distância em relação ao veículo que vai à frente diminua. Se o condutor não reduzir a velocidade, o sistema faz uma pré-frenagem total de emergência.

Outros dispositivos que integram o pacote SSA são o aviso de mudança de faixa, que emite alerta sonoro e vibra o banco do motorista se o ônibus mudar de faixa sem que o condutor tenha acionado as setas, piloto automático adaptativo (mantém a distância do veículo à frente com aceleração e frenagem automáticas) e sinal de alerta no para-brisas, que projeta uma luz vermelha no para-brisas caso uma colisão seja detectada.

Com sede em Ponta Grossa e filiais em Arapoti, Castro e Carambeí, a Viação Iapó está completando 37 anos e possui uma frota de 250 ônibus, cuja maioria (70%) é utilizada no transporte de funcionários. A empresa também realiza viagens de turismo (nacional e internacional), com destinos como Chile, Peru, Argentina e Bolívia.



Tags: Volvo, ônibus, Viação Iapó, SSA, Comil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência