Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen reabre segundo turno em Taubaté
Produção do Gol em Taubaté: Volkswagen reabriu segundo turno

COVID-19 | 24/07/2020 | 16h15

Volkswagen reabre segundo turno em Taubaté

Produção em dois períodos vai até dezembro com redução de 25% na jornada

PEDRO KUTNEY, AB

A Volkswagen reabre na segunda-feira, 27, o segundo turno de produção na fábrica de Taubaté (SP), com o retorno ao trabalho de cerca de mil empregados dos mais de 3 mil da planta onde são produzidos Up!, Gol e Voyage. Segundo comunicado da empresa, a retomada foi motivada “para atender demandas adicionais do mercado interno e de exportação”.

Ainda de acordo com a Volkswagen, a operação em dois períodos foi determinada para durar até dezembro e com redução de 25% da jornada de trabalho a partir de agosto para ambos os turnos, com aplicação dos instrumento de flexibilização da Medida Provisória 936, editada pelo governo em abril e transformada na Lei 14.020 no início de julho, que permite diminuição de jornada e salários ou afastamento temporário por até 120 dias, com estabilidade pelo mesmo período após o retorno ao trabalho.

Em conversa mantida no último dia 15 com representantes de todos os sindicatos onde a empresa tem fábricas, o presidente da Volkswagen do Brasil e América Latina, Pablo Di Si já havia adiantado que negociou com eles a aplicação ao máximo possível de todas as medidas de flexibilização à disposição, para evitar demissões. “Vamos usar todas as ferramentas disponíveis para ganhar tempo. Demissões serão a última das últimas medidas. Antes disso precisamos reduzir custos, aumentar as vendas e as exportações”, disse o executivo na ocasião.

Logo após a intensificação da pandemia de coronavírus no País, todas as quatro fábricas da Volkswagen no País foram paralisadas, inicialmente com a concessão de folga remunerada aos funcionários e, a partir de abril, com o uso dos instrumentos da MP 936 de redução de jornada e afastamento temporário. Em junho todas voltaram a operar em ritmos diferentes de retomada.

A primeira operação da empresa no País a voltar ao trabalho, em 18 de maio, foi a planta de São José dos Pinhais (PR), já em dois turnos, especialmente para a suprir a demanda represada pelo SUV T-Cross. Em 18 de maio a fábrica de motores de São Carlos (SP) reabriu em dois turnos, em parte para atender a contratos de exportação. Com início da produção do Nivus, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), retomou atividades em um turno no início de junho e na segunda semana de julho voltou a dois períodos. Taubaté (SP) também retornou no começo de junho, mas em um só período, agora aumentado para dois.



Tags: Volkswagen, Taubaté, trabalho, segundo turno, jornada, MP 936, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

  • GersonCarlos dos Santos

    Desdepequeno acompanho o trabalho da VW. Fiz cursos no SENAI para trabalhar na montadora. Aprendi até a falar Alemão básico. Gutan tak.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência