Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Primeiro modelo para uso civil da Jeep completa 75 anos
O

Indústria | 17/07/2020 | 20h37

Primeiro modelo para uso civil da Jeep completa 75 anos

Versão CJ-2A deu origem à família Civilian Jeep e também foi o primeiro a ostentar a grade dianteira com sete fendas

REDAÇÃO AB

Muita gente conhece a história do Jeep, sobre ele ter sido criado em meados de 1940 como veículo militar para ajudar a transportar soldados durante a Segunda Guerra Mundial. O que nem todo mundo sabe é que em 1945 foi lançada a primeira versão civil do Jeep. Batizado de CJ-2A, o modelo curiosamente não teve vida muito longa, e sua produção foi encerrada quatro anos depois, com cerca de 215 mil unidades produzidas.

Mas se não foi um sucesso de vendas, o CJ-2A tornou-se importante tempos depois, quando foi reconhecido como o primeiro modelo da família CJ (Civilian Jeep), cuja produção perdurou até os anos 1980. Essa tradição de versões civis, aliás, se mantém nos atuais Wrangler e Gladiator. Tem mais: a conhecida grade frontal com sete fendas – uma das marcas registradas da Jeep – apareceu pela primeira vez no CJ-2A.

Durante seus 40 anos de existência, a linha Jeep CJ foi produzida pela Willys (que vendeu a concorrência para desenvolver o veículo para o exército americano), Kaiser e AMC (American Motors Corporation), empresas que foram comprando uma a outra nos anos 1950 e 1960, até que em 1987 a Chrysler comprou a AMC e trouxe a marca Jeep para o grupo. No total, estima-se que mais de 1,5 milhão de unidades CJ tenham sido construídas – e muitas delas seguem rodando até hoje.



Tags: Jeep, CJ, história.

Comentários

  • MarceloCapella

    Faltoudizer que a Willys no Brasil foi comprada nesta época pela Ford, exatamente a fábrica de SBC, e que fabricou os Jeeps com a logo Ford no Brasil e que deteve a marca Jeep no Brasil mesmo durante a década de 90 quando da abertura da importação de veículos e que a Chrysler era obrigada a arrancar os emblemas Jeep de seus veículos quando estes desembarcavam no Brasil.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência