Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Polo Automotivo Fiat completa 44 anos como o maior da FCA no mundo
O Polo Automotivo Fiat pode receber todos os processos de desenvolvimento de novos veículos

Indústria | 09/07/2020 | 19h38

Polo Automotivo Fiat completa 44 anos como o maior da FCA no mundo

Complexo de Betim (MG) pode sediar todas as fases de desenvolvimento de um veículo, do projeto aos testes de homologação

REDAÇÃO AB

Inaugurado no dia 9 de julho de 1976, o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), soma quase 16 milhões de automóveis produzidos e é atualmente o maior complexo industrial do grupo FCA no planeta. Apesar de mais de quatro décadas de história, a unidade segue moderna e um de seus destaques é o Virtual Center Latam, departamento inaugurado recentemente e muito usado no desenvolvimento da nova picape Strada.

“Mais de 90% do desenvolvimento da nova Strada já ocorreu na realidade virtual”, explica Márcio Tonani, diretor de desenvolvimento de produto da FCA. O espaço integra o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, considerado o mais completo e moderno do setor automotivo na América Latina. Já os testes de segurança para homologação de veículos são realizados no Safety Center Latam, inaugurado no ano passado.

Mas a planta mineira também se destacou por conta da pandemia da Covid-19: após um processo de adequação, tornou-se centro de referência na manutenção de aparelhos respiradores pulmonares que estavam fora de uso em hospitais de Minas Gerais e Amapá. Em três meses, os técnicos do Polo Automotivo conseguiram reparar 138 equipamentos (dos 217 recebidos), que já foram devolvidos às unidades de saúde. Além disso, as impressoras 3D foram convertidas para produção de escudos protetores faciais, e a fábrica ainda instalou uma linha de máscaras cirúrgicas que já produziu 1,5 milhão de unidades, doadas para os funcionários da FCA, comunidades e profissionais da saúde em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.





Tags: FCA, Betim, fábrica.

Comentários

  • SidneiJose Reis

    Tenhoorgulho de fazer parte desse Time desde 1989 - onde iniciei minha carreira Profissional na antiga FMB de Betim Grupo Fiat como Aprendiz . Sou muito grato pelo aprendizado e minha contribuição para o Grupo Fiat, que me empolga ate hoje - são 31 anos que trabalho na empresa automobilística e participei de vários projetos de sucesso. Parabéns a esse Gigante do senário Mundial. Estou atuando na Planta de Betim com muita satisfação de fazer parte desse Time vitorioso com projetos inovadores e de Liderança de mercado.

  • J.Jorge Miranda

    #orgulhodefazerparte. Muitoorgulho em fazer parte deste time e desta história há 34 anos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência