Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Renault e Google Cloud firmam parceria pela digitalização em fábricas
Nova parceria com o Google Cloud vai ajudar Grupo Renault a elevar a digitalização em suas fábricas

Indústria | 09/07/2020 | 16h29

Grupo Renault e Google Cloud firmam parceria pela digitalização em fábricas

Empresas unem expertises para criar novas soluções de indústria 4.0

REDAÇÃO AB

O Grupo Renault firmou uma nova parceria com o Google Cloud para o desenvolvimento de novas soluções de indústria 4.0 que serão utilizadas em seus complexos industriais em todo o mundo. Em comunicado divulgado na quarta-feira, 9, as empresas vão unir suas expertises – de machine learning e inteligência artificial (IA) com a fabricação de veículos. Além disso, a parceria prevê ainda a criação de um programa para o aprimoramento das habilidades e competências digitais dos funcionários da montadora.

Segundo o Grupo Renault, as soluções e experiências do Google Cloud em análise inteligente de dados, machine learning e inteligência artificial vão permitir aprimorar sua produção e da cadeia de suprimentos, tendo como um dos benefícios a qualidade dos produtos com redução do impacto ambiental por meio da economia de energia.

O Grupo Renault está desenvolvendo sua própria plataforma digital desde 2016, conectando as informações de 22 fábricas em todo o mundo, o que corresponde a 76% de sua produção de veículos, com mais de 2,5 mil máquinas. Com a parceria, as soluções do Google Cloud vão otimizar a plataforma e independente do gerenciamento de dados industriais do Grupo Renault.

“Esta colaboração é a ilustração perfeita da estratégia digital do Grupo Renault, aplicada à área de manufatura. Este acordo e o compromisso entre nossas equipes de gerenciamento de TI, manufatura e supply chain vão acelerar a implantação do nosso plano de Indústria 4.0, projetado para transformar e conectar nossas fábricas e processos de logística em todo o mundo para melhorar nossos padrões de excelência e desempenho”, comenta o diretor de fabricação e logística e membro do comitê executivo do Grupo Renault, José Vicente de los Mozos.



O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, complementa: “A indústria automotiva possui a inovação em seu DNA, com um imenso potencial para que a tecnologia digital impacte de forma significativa sua produção. Estamos orgulhosos de realizar essa parceria com o Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da fabricação automotiva, impulsionando a próxima geração de excelência na cadeia de suprimentos”.



Tags: Grupo Renault, Google Cloud, indústria 4.0, manufatura 4.0, inteligência artificial, IA, machine learning, digitalização, fábrica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência