Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Ford cria recurso que permite tirar as mãos do volante com segurança
Uma câmera infravermelha monitora o olhar e a posição da cabeça do motorista

Engenharia | 24/06/2020 | 20h46

Ford cria recurso que permite tirar as mãos do volante com segurança

Mustang Mach-E será o primeiro a contar com nova função, que integra pacote Co-Pilot360

REDAÇÃO AB

A Ford anunciou a entrada de novos recursos no pacote Co-Pilot360 de assistência ao motorista. O destaque vai para o sistema Active Driver Assist, que permite dirigir sem as mãos na estrada. O Ford Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca, será o primeiro a oferecer a tecnologia.

Segundo a montadora, o recurso poderá ser usado em mais de 160 mil quilômetros de rodovias dos Estados Unidos e do Canadá. O modo “hands-free” permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em determinados trechos de estradas de pistas duplas pré-mapeadas.

Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia seu olhar e posição da cabeça, para garantir que ele continue prestando atenção na estrada enquanto estiver no modo “hands-free”. O sistema gera alertas visuais no painel quando o condutor precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.

“O estresse das longas rodovias continua sendo um problema para os motoristas em todo o mundo”, diz Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento de produto e compras da Ford. Segundo ele, a introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista ajuda a aliviar a tensão ao dirigir, sem tirar dele o controle.

O recurso também avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada e ainda pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.

O Mustang Mach-E terá como item de série o pacote Co-Pilot360 Active 2.0, que além do Active Drive Assist inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares.

Outra novidade do Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas marcadas por elementos como grama ou sujeira.

Segundo a montadora, o funcionamento do Active Drive Assist foi testado na neve, chuva, sol forte, noites escuras e engarrafamentos por diferentes estradas dos Estados Unidos, Canadá e Europa.



Tags: Ford, hands-free, Co-Pilot360, Mustang, Mach-E, Hau Thai-Tang, Active Drive Assist.

Comentários

  • Raphael

    Quemsabe daqui a uns 10 ou 12 anos podemos ter isso aqui no Brasil

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência