Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
IQA lança certificação para retorno seguro ao trabalho
Certificação de protocolos de segurança à saúde e eficiência produtiva pode ajudar empresas a retomar atividades diante da pandemia de coronavírus

COVID-19 | 17/06/2020 | 21h39

IQA lança certificação para retorno seguro ao trabalho

Instituto indica como manter produtividade e qualidade com boas práticas de preservação da saúde dos diante da pandemia de coronavírus

REDAÇÃO AB



O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) está lançando o Programa AutoRetorno, que indica e certifica a adoção das melhores práticas para a retomada com segurança e eficiência das atividades em empresas do setor automotivo, incluindo montadoras, concessionárias, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação. A certificação leva em conta a adoção de protocolos diante da pandemia de coronavírus para preservar a saúde dos empregados, clientes e fornecedores da cadeia, e ao mesmo tempo assegurar a produtividade e qualidade dos processos.

O AutoRetorno tem o objetivo de atestar as melhores práticas implementadas pelas empresas no seu retorno às atividades pós-pandemia, por meio de dois credenciamentos: Certificação de Saúde e Segurança das Operações e Certificação da Eficácia das Operações Produtivas.

“Diante do atual cenário, é necessário às empresas demonstrar confiança e transparência perante seus colaboradores, clientes e partes interessadas. Desenhamos o AutoRetorno para assegurar a retomada eficaz dos negócios e produção, garantindo proteção à saúde das pessoas”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.



Para elaborar a certificação de segurança sanitária, o IQA fez parceria com a Consultoria em Saúde do Hospital Sírio-Libanês, que também dará suporte a treinamentos e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a Covid-19, programa de saúde corporativa, telemedicina, medicina diagnóstica e testes laboratoriais. Os requisitos de avaliação para esta certificação estão no Guia de Boas Práticas, que pode ser utilizado pelas organizações como referência em sua preparação e implementação, com protocolos validados pelo Sírio-Libanês.

Já a certificação de eficácia das operações produtivas leva em consideração os requisitos essenciais para o reinício das atividades, de forma a manter a integridade dos processos e qualidade dos produtos, desde o planejamento, produção, controle e inspeção e embarque ao cliente.

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO



Após a adoção das práticas preconizadas pelo programa AutoRetorno, o processo de certificação é feito em quatro fases: mapeamento da organização, análise de risco, controles e boas práticas, monitoramento. A avaliação é feita presencialmente na empresa, utilizando-se de aplicativos de auditoria. Se todos os requisitos forem cumpridos, será emitido um certificado de conformidade que confere o direito de uso do Selo de Certificação AutoRetorno, que serve para garantir confiança a colaboradores, clientes e sociedade.

Como é um serviço personalizado para cada cliente, não há um preço fixo para fazer a certificação do AutoRetorno. O cálculo do valor a ser investido depende de fatores como número de colaboradores, tamanho da empresa e nível de risco, entre outros. A validade do certificado é de seis meses, após esse período a empresa deve passar por nova auditoria do IQA caso tenha interesse em manter a certificação ativa.

“Ao aderir ao novo serviço AutoRetorno a empresa garantirá a retomada dos negócios com segurança, por meio de diretrizes e requisitos criados e validados por duas organizações de referência no mercado em que atuam: saúde (Sírio-Libanês) e automotivo (IQA)”, resume Xavier.



Empresas interessadas em obter a certificação AutoRetorno podem entrar em contato com o IQA no e-mail negocios@iqa.org.br



Tags: IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, AutoRetorno, certificação, saúde, retorno ao trabalho, indústria, concessionária, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência