Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
ZF inicia produção de propulsor central elétrico CeTrax para ônibus

Elétricos | 10/06/2020 | 22h00

ZF inicia produção de propulsor central elétrico CeTrax para ônibus

Sistema tem adaptação mais fácil em chassis já existentes; primeiro cliente é a fabricante polonesa Solaris

REDAÇÃO AB

A ZF informa que já tem um primeiro cliente para o seu sistema de propulsão elétrica central para ônibus CeTrax, que começa a ser produzido em série no segundo trimestre deste ano em Friedrichshafen, na Alemanha. A fabricante polonesa Solaris irá aplicar o CeTrax ao seu novo modelo elétrico Urbino 15 LE. A vantagem do sistema é que pode ser encaixado com poucas adaptações em chassis já projetados, sem necessidade de investir no desenvolvimento de um veículo completamente novo.

Alguns fabricantes de ônibus já adotam o eixo portal elétrico AVE AxTrax da ZF, que agrega motores acoplados às rodas do veículo. O CeTrax, concebido para tração central (montado no meio do eixo trativo), foi apresentado pela primeira vez em 2017 e agora será fornecido para o primeiro cliente, mas segundo a empresa outras negociações já estão em andamento com outras montadoras da Europa, que para atender legislações de emissões mais apertadas estão convergindo para a eletrificação dos veículos de transporte público urbano.

“O início da produção em série do sistema de tração central elétrico para ônibus ilustra o pioneirismo que a ZF possui na eletrificação. O CeTrax é outro elemento na construção do caminho para um transporte público livre de emissões. A conquista das montadoras de ônibus no mercado de propulsão elétrica mostra que estamos no caminho certo com a nossa estratégia”, afirma Andreas Grossl, responsável pelos sistemas de eixos e transmissão para ônibus da ZF.

A ZF projetou o CeTrax para uso em ônibus sob o conceito plug-and-drive (algo como encaixe e dirija). O sistema é todo integrado em um único módulo compacto que inclui motor elétrico, transmissão de dentes retos (de uma velocidade com dois estágios com diferencial), bloqueio de estacionamento, carcaça, unidade de arrefecimento e central eletrônica e software de controle. Segundo a ZF, o CeTrax é facilmente adaptado a veículos com layout convencional, também é flexível, pois pode ser combinado a configurações híbridas de tração, em conjunto com motor a combustão, ou ser alimentado exclusivamente por baterias e supercapacitores. Dessa forma, pode ser aplicado no desenvolvimento de novos veículos ou para a modernização de plataformas existentes.



Tags: ZF, CeTrax, elétricos, tração central elétrica, ônibus, Solaris, Polônia, Europa, Alemanha, indústria, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência