Marketing
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02/06/2020
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17h25
Volkswagen começa a usar novo logotipo no Brasil
Mudança chegará a todos os produtos, incluindo automóveis, caminhões e ônibus
REDAÇÃO AB
A Volkswagen começa a utilizar no Brasil a sua nova logomarca, que foi apresentada ao mundo em setembro do ano passado, durante o último Salão de Frankfurt, na Alemanha. O novo design será utilizado pela marca em todo o mundo: por aqui, a mudança atinge todos os produtos da companhia e começa pela Volkswagen Caminhões e Ônibus – VWCO, que adotou o emblema desde 1º de junho. Nos automóveis, o logotipo vai estrear no Nivus, novo SUV compacto global da marca que estreia primeiro no mercado brasileiro em julho.
No caso da VWCO, esta é a primeira vez em sua história que a empresa atualiza seu emblema.
“Afinal, não é todo dia que se muda a marca que identifica a empresa em qualquer lugar, mas a nova logomarca vem para estrear uma fase conectada aos dias atuais, muito mais digital e humana. Assim como a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança na digitalização de seus serviços de vendas, pós-vendas, processos internos e gestão de pessoas, o novo símbolo acompanha esse movimento e vai além”, afirma o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes. |
Na fabricante de veículos comerciais pesados, o processo de mudança será gradual, iniciando pelas campanhas publicitárias e toda comunicação online da marca, além de papelaria e documentos internos. Na sequência, a nova identidade chegará à fábrica e em sua rede de concessionárias e importadores. Por fim, numa terceira etapaa nova logomarca vai estampar os caminhões e ônibus da VW. Segundo a empresa, a transição prevê uma mudança sutil a fim de minimizar qualquer desperdício de material, envolvendo todas as áreas nesse planejamento.

Nova logomarca da VW para caminhões e ônibus e o emblema já aplicado ao Nivus
Na Volkswagen automóveis, a logomarca também será introduzida de forma gradativa e por etapas, também com a otimização de custos e conservação de recursos. O Nivus será o primeiro veículo a sair de fábrica com o novo design. Posteriormente, os demais modelos VW também ganharão a nova identidade visual. O website comercial, materiais de comunicação e redes sociais da marca já passam a adotar o novo design.
“O momento para inaugurarmos esta nova fase de nossa identidade visual aqui no Brasil é bastante propício, pois ele coincide com a apresentação do nosso grande lançamento do ano, o VW Nivus. Com ele conseguimos expressar o que queremos deste novo design de marca: uma nova atitude, mais versátil, jovem, atual, vibrante, conectada e integrada à diversidade dos tempos atuais respeitando o estilo de cada um”, comenta o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Gustavo Schmidt. |
Além da nova logomarca, a VW também fará outras mudanças em sua forma de se comunicar com o consumidor, como a adoção de voz feminina em propagandas e materiais em vídeo, que por muitas décadas têm utilizado voz masculina para apresentar seus veículos.
Segundo a empresa, em quase todos os mercados nos quais será utilizado o novo padrão global, os materiais receberão ao final uma assinatura sonora exclusiva seguida por uma voz “agradável, acolhedora e confiante de mulher, que falará pela Volkswagen”.
Tags: VW, Volkswagen, novo logotipo, logomarca, Nivus, VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus.