Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Audi cria projeto Artemis para acelerar novos produtos

Estratégia | 01/06/2020 | 18h00

Audi cria projeto Artemis para acelerar novos produtos

Primeira tarefa será projetar veículo elétrico de alta eficiência para 2024

REDAÇÃO AB

A Audi anunciou o lançamento do projeto Artemis, que envolve a criação de uma divisão de alta tecnologia dentro da empresa para acelerar o desenvolvimento de novos produtos disruptivos, com foco na eletrificação e automatização de sistemas. O programa apresentado pelo CEO Markus Duesmann, que há dois meses assumiu o comando da Audi AG, tem o objetivo desburocratizar e dar maior liberdade a um grupo de engenheiros e designers para criar modelos de automóveis completamente novos, adicionais ao portfólio atual da marca. A primeira missão da unidade avançada será projetar um veículo elétrico altamente eficiente para rodar já em 2024.



Para liderar o projeto Artemis, Duesmann trouxe Alex Hitzinger do conselho da administração da Volkswagen, onde estava desde 2019 como responsável por pesquisa e desenvolvimento de veículos comerciais da marca – entre eles a van ID Buzz, uma espécie de releitura da Kombi com propulsão elétrica. Hitzinger acumula a função de vice-presidente sênior do Grupo Volkswagen responsável por direção autônoma e tem no currículo credenciais que unem o conhecimento de engenharia automotiva com a inovação disruptiva: foi engenheiro chefe de equipes de corrida e passou três anos (2017 a 2019) no Vale do Silício, Estados Unidos, onde trabalhou para a Apple no gerenciamento do projeto de veículo autônomo da empresa de tecnologia.

A equipe de Hitzinger no projeto (ou divisão) Artemis será formada por especialistas automotivos e de tecnologia. Eles poderão usar os recursos do Grupo VW – serviços digitais, por exemplo, serão fornecidos por uma unidade da própria corporação, a car.Software.org, que também será baseada em Ingolstadt, sede da Audi na Alemanha. No futuro, a ideia é também aproveitar o novo modelo de desenvolvimento ágil de veículos para todas as marcas da companhia.

A divisão focará esforços na criação de carros adicionais, sem interromper os projetos atuais em andamento, com foco em novas tecnologias para condução elétrica altamente automatizada – o que inclui o projeto do novo elétrico mais eficiente para 2024. O projeto Artemis também envolverá o desenvolvimento do ecossistema ao redor do veículo, projetando novos modelos de negócios. Segundo a Audi, a equipe terá amplo grau de liberdade e trabalhará globalmente, do polo de alta tecnologia do INCampus, em Ingolstadt, até a costa oeste dos Estados Unidos.

“Com 75 modelos elétricos planejados até 2029, a atual iniciativa elétrica no Grupo Volkswagen conecta todas as nossas capacidades. A questão óbvia era como poderíamos implementar marcos adicionais de alta tecnologia sem ameaçar o gerenciamento de projetos existentes e, ao mesmo tempo, utilizar novas oportunidades nos mercados. A médio prazo, espero que o projeto Artemis forneça um modelo de processo de desenvolvimento acelerado no Grupo, tão ágil como em uma equipe de competição”, explicou Duesmann, em alusão à longa carreira de Hitzinger como engenheiro-chefe de times de corrida: ele começou na Toyota Motorsport, Ford/Cosworth, Red Bull Technology e na Porsche que venceu as 24 Horas de Le Mans. Hitzinger já está à frente do projeto Artemis e começou a se reportar diretamente ao CEO Markus Duesmann desde a segunda-feira, 1º de junho.



Tags: Audi, Projeto Artemis, desenvolvimento, engenharia, inovação, indústria, Grupo VW, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência