O VW Delivery Express, ou DLX: caminhão com classificação de comercial leve
Comerciais
|
29/05/2020
|
21h00
VW Delivery Express completa dois anos com 5,6 mil vendidos
Caminhão com peso de comercial leve abriu novo segmento para a VWCO
REDAÇÃO AB
Apresentado em 2017 junto com a nova família de caminhões semileves e leves da VWCO, o Volkswagen Delivery Express foi lançado no mercado brasileiro no ano seguinte e colocou a fabricante em um segmento até então não explorado, o de comerciais leves. A estratégia foi bem-sucedida: ao comemorar dois anos de vendas, o modelo alcançou a marca de 5,6 mil unidades emplacadas no Brasil.

Rebatizado no ano passado como DLX, o Delivery Express tem peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas, o que o coloca exatamente na divisa entre um caminhão semileve e um comercial leve. A VWCO preferiu classificar o DLX na categoria de veículo leve de carga para aumentar seu potencial de venda, pois no segmento o modelo pode ser dirigido por motoristas com habilitação “B” (para veículos leves). Assim a empresa explora o mote que o Express é “o caminhão que todo motorista pode dirigir”.
O sucesso do DLX pode ser creditado à combinação de robustez de caminhão com a agilidade de comercial leve ideal para o trânsito urbano, sem restrições de circulação pela legislação de nenhuma cidade no País. Outra vantagem explorada é que o Delivery Express tem maior capacidade de carga na comparação com grande parte de seus concorrentes no segmento, mas tem rodado simples na traseira e nas operações de transporte intermunicipal de carga para o mesmo valor de pedágio de um carro.
O Delivery Express já é usado em aplicações com baú, carga seca, plataforma de socorro e manutenção de redes elétricas, entre outros. O modelo tem duas opções de entre-eixos, para se adequar às diversas aplicações.
“O Delivery Express foi, sem dúvida, um dos lançamentos mais marcantes dos últimos tempos. Ele traduz o know-how das nossas marcas, combinando a expertise de produzir carros de passeio e de trabalho. Um de seus grandes diferenciais é a possibilidade de ser dirigido com carteira de habilitação B, facilitando a vida do empreendedor que muitas vezes faz suas próprias entregas”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.
O Delivery Express é equipado com motor Cummins ISF de 2,8 litros de 150 cv e torque máximo de 360 Nm, com tecnologia de pós-tratamento de recirculação de gases (EGR), que dispensa o uso de solução de ureia Arla 32.
Outra qualidade de carro de passeio agregada no DLX é o set de airbags para o motorista e passageiros, associado a cintos de segurança com pré-tensionadores.
Tags: Volkswgen Caminhões e Ônibus, VWCO, Delivery Express DLX, comercial leve, caminhões, comerciais.