Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen faz lançamento global do Nivus no Brasil
Desenho do protótipo do Nivus divulgado em comunicado internacional da Volkswagen

Lançamentos | 27/05/2020 | 21h38

Volkswagen faz lançamento global do Nivus no Brasil

SUV-cupê foi projetado na subsidiária brasileira e será produzido também na Europa

PEDRO KUTNEY, AB

A Volkswagen faz no Brasil nesta quinta-feira, 28, o lançamento global on-line do Nivus, um SUV-cupê ou CUV (compact utility vehicle) projetado no Brasil sobre a plataforma global MQB do Grupo VW, que a fabricante também pretende produzir na Europa, possivelmente a partir de 2022. O novo modelo começa a ser fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), ao lado de Polo, Virtus e Saveiro. A fábrica foi paralisada em março por causa da pandemia de coronavírus, retomou as atividades este mês em algumas áreas na terça-feira, 26, e reativa todos os setores, em um turno de trabalho, na segunda-feira, 1º de junho (leia mais aqui).



O lançamento do Nivus, bem como o nome do modelo e o início de sua produção em maio deste ano, foi anunciado em dezembro do ano passado pelo presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. Apesar da paralisação das fábricas e dos transtornos e causados pela pandemia, a fabricante conseguiu manter o cronograma de lançamento do Nivus praticamente inalterado.

A apresentação do modelo será feita 100% on-line nesta quinta-feira para o mundo inteiro em português, espanhol e inglês, segundo anuncia o site internacional de imprensa da VW. A pré-venda do novo SUV-cupê compacto deve ser iniciada logo após o lançamento digital e as primeiras unidades devem chegar às concessionárias e aos primeiros compradores no decorrer de junho. Até o fim do ano a Volkswagen lança o Nivus na Argentina – segundo mercado a receber o carro – e em 2021 em outros países da América do Sul.

Ainda de acordo com o comunicado internacional da fabricante, “no longo prazo o novo modelo será lançado em nível internacional e uma versão europeia será vendida (...); o Nivus é um Volkswagen desenvolvido na América do Sul, ainda que também destinado a produção e vendas em outras regiões do mundo”.

O Nivus é um dos últimos resultados do ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões da Volkswagen no Brasil entre 2017 e 2020, que envolve 20 lançamentos no período. O modelo inaugura um novo segmento, o de SUVs com linhas de cupê, e marca a estrei do VW Play, novo sistema de infoentretenimento multimídia da marca, também desenvolvido no Brasil.

Apesar de montado sobre uma versão compacta da plataforma global MQB, o Nivus estará entre os maiores modelos compactos do mercado. A VW adianta que o porta-malas é bastante generoso, com capacidade de 415 litros – quase igual aos 420 litros do T-Cross e pouco acima dos 393 litros do Chevrolet Tracker, que teoricamente ficam posicionados em segmento superior.



Tags: Volkswagen, VW, Nivus, SUV-cupê, CUV, lançamento, MQB.

Comentários

  • marcosde morais

    Maisespecificaçõe s a respeito de motorização e faixa de preço bem como a equivallencia do modelo em relação aos concorrentes mais próximos.Fica então a expectativa do lançamento do novo modelo!! EXCELENTE MATÉRIA!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência