Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Chevrolet OnStar passa a emitir alerta de bateria com carga baixa

COVID-19 | 15/05/2020 | 13h57

Chevrolet OnStar passa a emitir alerta de bateria com carga baixa

Função adicional vai ajudar aqueles que pararam de rodar no dia a dia por causa da quarentena

REDAÇÃO AB



O sistema de telemática OnStar, presente em veículos Chevrolet, está adicionando o aviso de bateria com carga baixa. Assim que o problema é detectado, um alerta é enviado por Whatsapp ao cliente, que é orientado a ligar o motor por 15 minutos em local arejado.

A função vai ajudar aqueles que reduziram a frequência de uso do veículo por causa da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19. A menor utilização do automóvel e o não funcionamento do motor ao menos a cada 15 dias potencializam o descarregamento da bateria. Em alguns casos, uma recarga pelo socorro mecânico não é suficiente e pode ser necessário substituir da bateria. Quando um automóvel está desligado, parte de seu sistema eletrônico continua consumindo uma pequena quantidade de energia, suficiente para drenar a carga da bateria em poucas semanas.

O alerta sobre o baixo nível da bateria está disponível para a nova geração de carros conectados da Chevrolet (novo Onix, novo Tracker e novo Cruze) com algum plano OnStar ativo, incluindo o gratuito. É o próprio veículo que detecta a falha e se encarrega de enviar a comunicação para que ela chegue ao usuário. Isso é possível por causa de um novo sistema de diagnóstico em tempo real do sistema OnStar.

"Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Os clientes aprovaram a iniciativa e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a esse fenômeno", diz Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM para a América do Sul.

O sistema OnStar também é valorizado pela proteção e segurança, como o serviço de resposta automática em caso de acidente (ao acionar os airbags, o carro envia sinal para uma central mediar eventual pedido de socorro) e o serviço de auxílio na recuperação veicular (após aviso de furto ou roubo, a localização em tempo real do veículo é compartilhada com a polícia).

Outra comodidade que os novos Onix, Tracker e Cruze oferecem neste período de isolamento social é o aplicativo MyChevrolet, que permite comandar funções do veículo a distância. É possível ligar e desligar o motor sem a necessidade de ter de ir até o carro (em carros com transmissão automática). Segundo a GM, cerca de 180 mil carros no Brasil estão conectados ao OnStar. Outras funções do equipamento são alertas de manutenção, agendamento de revisões, check-up remoto, alerta de rodízio na cidade de São Paulo, botão de emergência com atendimento preferencial em caso de pane mecânica ou elétrica e monitoramento com localização em tempo real, além de Wi-Fi 4G. A disponibilidade dos serviços pode variar conforme o modelo do veículo e o plano escolhido pelo cliente.



Tags: Chevrolet, OnStar, MyChevrolet, bateria, Whatsapp, Rosana Herbst, Covid-19, Onix, Cruze, Tracker.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência