Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Montadoras reabrem 298 fábricas de veículos na Europa

Indústria | 07/05/2020 | 20h23

Montadoras reabrem 298 fábricas de veículos na Europa

Associação das fabricantes defende reinício sincronizado com fornecedores e medidas de estímulo para o mercado

REDAÇÃO AB

Após mais de um mês totalmente paralisada, a indústria de veículos na Europa contabiliza 298 fábricas abertas até o momento, segundo balanço divulgado na quinta-feira, 7, pela Acea, associação local das fabricantes. No Velho Continente, 142 fabricas produzem automóveis, 38 são de veículos comerciais leves, 58 de caminhões, 58 produzem ônibus e 71 são dedicadas a motores – muitas delas possuem a produção de diferentes segmentos no mesmo complexo industrial/local.


“Um relançamento bem-sucedido do setor automotivo no pós-coronavírus será claramente vital para a recuperação econômica mais ampla da Europa”, disse o diretor geral da Acea, Eric-Mark Huitema.

Desde meados de março, a indústria automobilística tem sido severamente impactada pela crise do Covid-19. Segundo a Acea, as fábricas ficaram fechadas por quase 30 dias, em média, até o momento. A entidade reporta que com isso, deixou de produzir mais de 2,3 milhões de veículos até agora. Embora várias fábricas estejam reiniciando lentamente suas operações, elas ainda estão operando muito abaixo de sua capacidade que estava sendo utilizada no período antes da pandemia.

“Se quisermos voltar à produção em larga escala, os fabricantes e fornecedores de automóveis devem colocar suas fábricas em funcionamento de maneira rápida e sincronizada. É por isso que pedimos à União Europeia [que concentra 196 fábricas abertas] a apoiar um reinício coordenado de atividades e investimentos com a cadeia de suprimentos. Também serão necessárias medidas para estimular a demanda, uma vez que as vendas caíram para o pior nível nos principais mercados da Europa”, concluiu.

Juntas, as montadoras de veículos empregam 2,6 milhões de pessoas na Europa, com 13,8 milhões de empregos na cadeia.



Tags: Montadoras, fábricas, Europa, produção, mercado, fornecedores, cadeia de suprimentos, Acea.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência