Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo terá tecnologia autônoma para rodar em estradas em 2022
Sensores Lidar emitem milhões de pulsos de laser, digitalizando o ambiente e criando um mapa temporário em tempo real

Engenharia | 07/05/2020 | 20h05

Volvo terá tecnologia autônoma para rodar em estradas em 2022

Montadora vai equipar plataforma SPA 2 com Lidar, espécie de radar a laser

REDAÇÃO AB



A Volvo Cars estabeleceu uma parceria com a empresa Luminar para obter a primeira tecnologia totalmente autônoma da montadora em rodovias, chamada Highway Pilot. Segundo a Volvo, todos os carros criados sobre a nova plataforma SPA 2 estarão preparados para receber o hardware de condução autônoma a partir do início da produção, em 2022.

A Luminar colocará à disposição sua tecnologia Lidar para a próxima geração dos carros Volvo. Todos usarão o Lidar integrado ao teto. Ele é uma espécie de “radar a laser”, que mede distâncias em relação a objetos ao redor do veículo. O sistema da Luminar pode medir distâncias além de 250 metros, o que dá aos carros autônomos mais tempo para a tomada decisões em ambientes com tráfego complexo.

Segundo a Volvo, os carros com a plataforma SPA 2 poderão ter seus softwares atualizados a qualquer momento pela nuvem. E o recurso Highway Pilot será ativado apenas quando a via e o local reunirem condições de segurança.

“A condução autônoma poderá ser uma das tecnologias mais importantes da história se for aplicada com responsabilidade”, afirma o diretor de tecnologia da Volvo Cars, Henrik Green.



Além do Highway Pilot, Volvo e Luminar também estão explorando a melhoria de futuros sistemas avançados de assistência ao motorista (Adas), com o potencial de equipar todos os futuros carros baseados na plataforma SPA 2 com um sensor Lidar como padrão.

ENTENDA COMO FUNCIONA


A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores Lidar de alto desempenho, que emitem milhões de pulsos de laser para detectar com precisão onde estão os objetos, digitalizando o ambiente em 3D e criando um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conexão com a internet.

O Lidar é fundamental na criação de carros que podem navegar com segurança no modo autônomo, proporcionando a visão e a percepção confiáveis que câmeras e radares por si sós não podem fornecer. O Lidar é a base ideal para a tomada segura de decisões em ambientes complexos em alta velocidade. Para ativar o recurso Highway Pilot, a tecnologia de percepção da Luminar será combinada com o software de condução autônoma e as câmeras, radares e sistemas de backup para funções como direção, frenagem e energia da bateria instalados nos próximos carros Volvo.



Tags: Volvo, SPA 2, Lidar, Highway Pilot, direção autônoma, Henrik Green.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência