Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Automechanika Frankfurt e IAA Hannover são cancelados em 2020
Automechanika Frankfurt de 2018: feira de aftermarket passa a ser realizada em anos ímpares

COVID-19 | 06/05/2020 | 19h30

Automechanika Frankfurt e IAA Hannover são cancelados em 2020

Feiras alemãs de autopeças e veículos comerciais iriam acontecer em setembro

PEDRO KUTNEY, AB



A pandemia de coronavírus vitimou mais dois dos maiores eventos bienais da indústria automotiva global, ambos marcados para setembro próximo na Alemanha. Os organizadores da Automechanika Frankfurt, maior feira mundial de autopeças e serviços do aftermarket automotivo, anunciaram na quarta-feira, 6, que o evento foi adiado em um ano à frente, para 14 a 18 de setembro de 2021. Já o IAA Commercial Vehicles de Hannover, que aconteceria de 24 a 30 de setembro, foi cancelado. A próxima edição do maior salão do mundo de caminhões, ônibus, vans e fornecedores do segmento só será realizada em 2022, como já previsto em seu formato bienal.



Segundo os organizadores de ambos os eventos, as restrições a viagens e aglomerações de pessoas, ainda vigentes em grande parte do mundo para conter a disseminação da Covid-19, tornam impossível a realização dos salões que atraem milhares de expositores e visitantes internacionais, vindos de centenas de países. Muitas fronteiras seguem fechadas e a doença tem diferentes graus de propagação a depender da região, com picos de contágio que ainda não foram superados em boa parte do planeta.

AUTOMECHANIKA PASSA A SER EM ANOS ÍMPARES



A última edição realizada em 2018 da Automechanika Frankfurt teve 5 mil empresas expositoras de 76 países, espalhadas em 315 mil metros quadrados divididos em 12 pavilhões completamente tomados, que receberam público de mais de 130 mil pessoas de 170 nacionalidades. Na atual situação qualquer evento desse tamanho perde condições de ser realizado.

“Simplesmente não seria possível para a maioria dos expositores e visitantes participar do evento diante das condições atuais e esperadas para a data do evento este ano. Em acordo com os representantes da indústria, oficinas, distribuidores de peças, associações e parceiros, a Messe Frankfurt reagendou a Automechanika para o outono de 2021”, diz o comunicado dos organizadores da feira. Segundo a mesma nota, após a próxima edição no ano que vem, A Automechanika Frankfurt retomará seu formato bienal, mas passará a ser realizada em anos ímpares, em vez de pares como ocorria desde a primeira feira em 1971.

IAA HANNOVER SÓ EM 2022




IAA Hannover em 2018: tamanho incompatível com medidas de restrição para conter contágio da Covid-19

Na última edição em 2018 o IAA Commercial Vehicles teve 2.174 expositores de 48 países que ocuparam 282 mil metros quadrados da Hannover Messe, que atraíram cerca de 250 mil visitantes. Outro evento com tamanho e proposta incompatíveis com a atual situação global de pandemia.

“Como um espaço global de encontros para especialistas e tomares de decisões de todo o mundo no setor de transporte e logística, a principal força do IAA Commercial Vehicles é sua amplitude internacional para expositores e visitantes. Os riscos à saúde da Covid-19 e as medidas para contê-la mudaram esse cenário. Muitos países têm restrições a viagens que serão mantidas por muitos meses à frente. Grandes eventos continuarão proibidos em quase toda a Europa. Nesse contexto, não vemos qualquer possibilidade de realizar o IAA este ano, por isso a VDA (associação alemã dos fabricantes de veículos e componentes) tomou a difícil decisão de cancelar o evento que aconteceria entre 24 e 30 de setembro próximo”, diz o comunicado da entidade, que confirma a realização da próxima edição do evento será só em setembro de 2022, como já estava previsto.

OUTRAS VÍTIMAS



Com mais esses dois, a pandemia de coronavírus já provocou o cancelamento ou adiamento de quase todos os grandes salões de veículos previstos para acontecer este ano. A primeira vítima da pandemia foi o Salão de Genebra, que após o governo suíço proibir aglomerações com mais de mil pessoas foi cancelado cinco dias antes da abertura ao público, que aconteceria em 5 de março.

Os Salões de Detroit e Paris foram cancelados no fim de março. O evento dos Estados Unidos iria acontecer pela primeira vez em junho, após 31 edições sempre no início de janeiro, e agora só será realizado em junho de 2021. Já a mostra francesa, o mais antigo salão de automóveis do mundo com 120 anos de existência, abriria as portas em outubro e não tem nova data para acontecer. Se mantiver o formato bienal, só volta a acontecer em 2022.

Entre os maiores salões do mundo, por enquanto só está mantida a realização do Salão de Pequim, na China, que seria realizado em março passado e foi adiado para 26 de setembro a 5 de outubro.



Tags: Automechanika Frankfurt, IAA Hannover Commercial Vehicles, autopeças, aftermarket, reposição, veículos comerciais, caminhões, ônibus, vans, eventos, salão, coronavírus, pandemia, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência