Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes lança duas versões de ônibus rodoviário com motor mais potente

Lançamentos | 30/04/2020 | 20h10

Mercedes lança duas versões de ônibus rodoviário com motor mais potente

Modelos O 500 RSD 2443 6x2 e O 500 RSDD 2743 8x2 contam com propulsor de 430 cv

SUELI REIS, AB

Em meio à crise causada pela pandemia de coronavírus e se preparando para o futuro próximo de recuperação do mercado, a Mercedes-Benz lança duas versões de ônibus rodoviário da linha O 500, os modelos RSD 2443 6x2 (high deck) e o RSDD 2743 8x2 (double deck - dois andares), que trazem a nova versão do motor OM 457 LA de 430 cv, a mais potente da gama, que possui versões disponíveis de 360 cv e 408 cv.


“Esse motor de 430 cv mantém a velocidade constante em uma menor rotação, trazendo menos consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões”, afirma o diretor de vendas e marketing de ônibus Mercedes-Benz, Walter Barbosa.

Segundo o executivo, aliado ao pacote Fuel Efficiency e dependendo da condução do motorista, a economia do combustível pode chegar a 10%.

Além do motor mais potente, O 500 RSDD se torna o primeiro ônibus rodoviário 8×2 do mercado brasileiro a vir equipado de fábrica com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS), todos itens de série. As tecnologias já eram disponíveis para outros modelos da linha O 500 e podem ser requisitadas também em ônibus com freio a tambor.

Outra novidade é o lançamento do chassi O 500 RS 4x2 com PBT de 19,6 toneladas, que permite a instalação de carrocerias de 14 metros, que atende a uma nova legislação do Contran. Sua vantagem está na configuração, permitindo uma fileira a mais do que nas configurações convencionais, passando de 46 para 50 assentos.

“O que mudou é uma antiga resolução do Contran (210), que já autorizava o uso de carrocerias de até 14 metros, mas agora a nova resolução (629) prevê que o veículo seja efetivamente tombado nos testes, com isso a carroceria tem que suportar pelo menos 50% de seu PBT. Isso exigiu reforços estruturais nas carrocerias e um ligeiro aumento de peso nos veículos”, explica Barbosa.

Com isso, o chassi de 14 metros aumentou o PBT, passando de 18,5 toneladas para 19,6 toneladas. Os eixos ganharam novas dimensões: o dianteiro que era de 7 mil kg foi para 7,1 mil kg e o traseiro passou de 11,5 mil kg para 12,5 mil kg.

Além das diferentes variações de potência dos ônibus O 500, o portfólio da marca oferece três versões de transmissões: a mecânica, a automatizada e a automática.

“Com estes lançamentos, nosso objetivo é ter mais opções no mercado para atender as diferentes necessidades dos clientes deste mercado”, afirma Barbosa.

O executivo avalia que embora a crise instalada torne os negócios mais difíceis no curto prazo, a estratégia da Mercedes é justamente ter mais opções e elevar a sua participação no mercado de ônibus rodoviário, que no ano passado ficou na casa dos 54%. Segundo Barbosa, em 2019, o segmento teve um crescimento de 12% das vendas no Brasil, ao somar emplacar mais de 2 mil unidades.

“Em 2019, o rodoviário nem foi o segmento de maior crescimento no ano, sabemos que os urbanos e os escolares puxaram o mercado no ano passado, mas acredito que 1,8 mil a 2,2 mil unidades seria um bom volume para 2020”, estima. No entanto, diante da crise da pandemia, Barbosa revela que a Mercedes-Benz espera uma queda de ao menos 35% das vendas totais de ônibus no Brasil em 2020 (leia aqui), considerando todas as categorias.



Tags: Mercedes-Benz, ônibus rodoviário, motor, double deck, chassi, Walter Barbosa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência