Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
VW Play chega para gerar novas receitas à marca

Novos negócios | 29/04/2020 | 18h58

VW Play chega para gerar novas receitas à marca

Sistema de infoentretenimento traz uma série de serviços para melhorar experiência do usuário, fabricante só não explica como será a monetização

GIOVANNA RIATO, AB

A Volkswagen apresentou na quarta-feira, 29, o VW Play, sistema de infoentretenimento que chegará ao mercado em junho com o SUV Nivus. A partir daí a novidade tende a equipar os próximos lançamentos da marca, como contou o presidente da companhia para a América Latina, Pablo Di Si, durante live para apresentar o produto.

Além de melhorar a experiência de motoristas e passageiros no carro, o VW Play abre uma nova frente de negócios para a Volkswagen no Brasil: a monetização de serviços digitais. A companhia evitou falar sobre a geração de receitas por meio da plataforma durante a apresentação, mas Di Si já confirmou que esta é a estratégia em entrevista à série Lives #ABX20 no dia 15 de abril (veja aqui).

“É um área nova de monetização para a Volkswagen”, disse na ocasião.

COMO FUNCIONA?


O VW Play é uma central multimídia com comandos centralizados em uma tela sensível ao toque de 10 polegadas e 10 GB de memória. Ali o usuário pode baixar aplicativos, espelhar a tela do celular e, principalmente, aproveitar as parcerias de serviços firmadas entre a Volkswagen e uma série de empresas.

Entre as opções estão usar o iFood para pedir uma refeição a caminho de casa, pagar o estacionamento com o aplicativo da Estapar, ouvir música pelo Deezer, pagar o pedágio com o Sem Parar ou contratar e gerenciar o seguro do carro pela Porto Seguro.

Com todos estes parceiros a Volkswagen fechou acordo para oferecer descontos aos clientes que usam o VW Play. Da participação nos negócios gerados na plataforma devem vir as novas receitas esperadas pela companhia - questionada a respeito, no entanto, a fabricante não confirma.

CARRO COMO EXTENSÃO DO CELULAR


Diferentemente do sistema de infoentretenimento oferecido pela GM Chevrolet, a solução da Volkswagen não prevê por enquanto internet no carro. Toda a conexão é feita pelo plano de dados que o usuário tem no celular ou por uma rede wi-fi. Por isso é essencial sincronizar os dois dispositivos.

Fábio Rabelo, head de digitalização e novos modelos de negócios da Volkswagen América do Sul, conta que o projeto foi desenhado para atender as reais necessidades dos usuários. “Os planos de dados do celular, em geral, já são bastante robustos e trazem enorme comodidade para o uso do VW Play. Para os clientes que quiserem hotstop no carro estamos avaliando parcerias e devemos oferecer algo por meio da nossa rede de concessionárias”, conta.

Di Si complementa: “É o carro como extensão do celular. Com o VW Play, colocamos o cliente no centro para que ele defina a experiência”. O sistema incorpora recursos de inteligência artificial para oferecer facilidades como consulta ao manual do carro por comando de voz, além de alertar o condutor das próximas revisões e de falhas e eventuais problemas no veículo.

O desenvolvimento do sistema foi feito pelo time brasileiro da Volkswagen ao longo do último ano e é parte do investimento de R$ 7 bilhões que a companhia faz no Brasil até este ano.



Tags: VW Play, Volkswagen, infoentretenimento, novos negócios, monetização, serviços digitais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência