Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Faça o download do Especial Diversidade no Setor Automotivo

AB | 28/04/2020 | 20h04

Faça o download do Especial Diversidade no Setor Automotivo

Publicação consolida as conclusões de estudo exclusivo e traz boas práticas para fomentar a pluralidade nas empresas

REDAÇÃO AB

Diante da pandemia de coronavírus, poucas empresas conseguem enxergar além do curtíssimo prazo. Neste contexto de exceção, ações para promover a diversidade nas empresas automotivas podem não estar entre as prioridades, mas precisam seguir em desenvolvimento.



- Clique aqui para baixar o especial Diversidade no Setor Automotivo





Para contribuir para que as organizações superem este desafio Automotive Business apresenta o Especial Diversidade no Setor Automotivo, a publicação consolida as conclusões de estudo de mesmo nome que mede quão diversas são as organizações do segmento, além de incluir mais de 200 sugestões de boas práticas que as empresas podem adotar para se tornarem mais plurais. o material de Automotive Business foi feito em parceria com a MHD Consultoria.

O especial foi formulado ao longo de 2019 por meio de pesquisa com 89 empresas do setor automotivo e de construção coletiva com as empresas-membro da Rede AB Diversidade. Inicialmente o conteúdo foi apresentado em duas publicações separadas: a Cartilha Boas Práticas em Diversidade no Setor Automotivo e o e-book com os resultados da pesquisa Diversidade no Setor Automotivo. Por se tratar de um só tema, no entanto, o material foi reeditado e unificado.

O QUE VOCÊ ENCONTRA NO ESPECIAL


O especial mede a performance da indústria automotiva e recomenda práticas em cinco eixos: gênero, etnia, pessoa com deficiência, LGBT+ e gerações. O material traz dados de participação destes grupos no quadro funcional das empresas, liderança, diferenças salariais, além de apontar qual é o grau de maturidade das organizações e principais ações para promover a diversidade.

Para cada eixo abordado no estudo, são apresentadas uma série de boas práticas que as organizações podem adotar para que se tornem mais representativas.

POR QUE TRATAR DE DIVERSIDADE NO SETOR AUTOMOTIVO?


A diversidade é potencialmente benéfica a todas as empresas, então por que tratar do tema apenas no setor automotivo? A resposta está no fato de que este é um segmento com desafios particulares, uma indústria passa pela maior ruptura em seus mais de 100 anos de história. Ao mesmo tempo, a mobilidade e a forma como as pessoas se deslocam é o próximo horizonte de transformação da sociedade.

“A diversidade é uma aliada e tanto para que as empresas assumam o protagonismo neste contexto de transformação e consigam entregar resultados mais inovadores”, diz Paula Braga, diretora executiva de Automotive Business e colíder da Rede AB Diversidade.

A pesquisa Diversidade no Setor Automotivo, promovida por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, mostra que apenas 12% das empresas do setor instaladas no Brasil contam com programas estruturados para a diversidade, enquanto a mais de 50% das organizações ainda estão nos estágios iniciais, desenhando as primeiras ações.

O estudo inédito também mostra que o setor é predominantemente masculino e branco, sobretudo nos cargos mais altos. A participação das mulheres é de apenas 10% na vice-presidência ou presidência das empresas que compõem esta cadeia de valor. Elas também sofrem com a desigualdade salarial, podendo ganhar até 34% menos do que um homem em uma mesma função de liderança.

Outro grupo sub-representado nas empresas é o de pessoas negras, que estão em apenas 4% das posições de diretoria e não têm participação em cargos de vice-presidência e presidência. Apesar de a maioria da população brasileira ser negra ou parda, segundo o IBGE, só 11% do total de trabalhadores da indústria automotiva pertencem a estas etnias.

Diante de tantos desafios, o Especial Diversidade no Setor Automotivo se propõe a ajudar as organizações do segmento na jornada de fomentar a diversidade e a inclusão de maneira eficaz. O objetivo é apoiar, guiar e inspirar as empresas para que elas se tornem mais inclusivas, benéficas aos seus colaboradores, à sociedade e, assim, mais inovadoras e lucrativas. Porque tudo caminha lado a lado, em rede.



Tags: diversidade, setor automotivo, especial, boas práticas, pesquisa, estudo.

Comentários

  • RicardoSantos

    Olá,gostaria de saber como uma empresa pode-se estruturar de forma que equilibre a diversidade dentro do quadro de colaboradores? E ainda em posições estratégicas... digo estruturar sua base interna ou buscar competência no mercado...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência