Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Hyundai estende paralisação em fábrica de Piracicaba

COVID-19 | 23/04/2020 | 20h09

Hyundai estende paralisação em fábrica de Piracicaba

Unidade tem retorno da produção previsto para 27 de maio; trabalhadores terão contratos suspensos

REDAÇÃO AB

A Hyundai Motors decidiu estender o período de paralisação de sua fábrica de Piracicaba (SP), onde são fabricados os modelos HB20 e Creta. Em comunicado divulgado na quinta-feira, 23, a montadora informa que o retorno às atividades está previsto para 27 de maio. Além disso, a empresa também decidiu aderir à MP 936, que autoriza a flexibilização dos contratos de trabalho.


Com a medida, aprovada em comum acordo com o sindicato dos metalúrgicos de Piracicaba, haverá suspensão dos contratos de trabalho (lay-off) pelo período de 27 de abril até 26 de maio, sem redução de salários. O acordo é válido para funcionários da fábrica e dos escritórios que ficam na capital paulista. Inicialmente, a medida tem duração de 30 dias e poderá ser prorrogada por mais um mês.

Segundo a Hyundai, nesse período, apenas atividades essenciais serão mantidas na fábrica e nos escritórios.

Durante a suspensão dos contratos de trabalho, a empresa vai complementar o benefício emergencial do governo federal, referente a 70% do seguro desemprego com o valor restante, que corresponde a 30% do salário nominal, conforme determinado pela legislação. Esse valor será acrescido de uma ajuda compensatória, para que cada funcionário siga recebendo o mesmo salário líquido, sem redução, o que corresponde ao salário nominal menos imposto de renda e INSS.

A fábrica de Piracicaba está parada desde 26 de março com os quase 2,7 mil funcionários de férias coletivas. A produção estava prevista par retornar no dia 13 deste mês, mas a empresa definiu prorrogar a interrupção das operações para preservar a saúde de funcionários, terceiros e seus familiares.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Hyundai utilizou de diversas formas para amenizar a circulação de pessoas, adotando banco de horas, trabalho remoto (home-office) e a antecipação de férias coletivas, seguindo as orientações das autoridades públicas de saúde.



Tags: Hyundai, paralisação, produção, jornada, salário, coronavírus, pandemia, Covid-19, Piracicaba, MP 936, trabalho.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência