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Audi inicia vendas do E-Tron, SUV 100% elétrico trazido da Bélgica
Novo SUV tem dois motores elétricos com potência combinada de 408 cv e autonomia de 417 km em uso cidade-estrada

Lançamentos | 23/04/2020 | 18h55

Audi inicia vendas do E-Tron, SUV 100% elétrico trazido da Bélgica

Modelo mantém preço inicial de R$ 459.990 divulgado em novembro do ano passado

MÁRIO CURCIO, AB

A Audi começa a vender no Brasil seu modelo 100% elétrico E-Tron. O carro é produzido em Bruxelas, na Bélgica, e mantém no período de lançamento os preços divulgados em novembro do ano passado: R$ 459.990 para a versão Performance e R$ 499.990 para a Performance Black. Em algumas semanas, estes valores subirão, respectivamente, para R$ 499.990 e R$ 539.990.

O SUV estará à venda em 14 das 48 concessionárias Audi do País. Elas recebem a bandeira E-Tron e têm estrutura de venda e oficina apropriadas. O SUV elétrico foi mostrado pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel de 2018. Mas a promessa de chegada em 2019 não foi cumprida.

O modelo traz uma bateria de íons de lítio com 36 módulos e 12 células. Segundo a Audi, a bateria é reparável e os módulos podem ser substituídos individualmente. E se a garantia do carro é de quatro anos, para bateria são oito. O E-Tron tem autonomia de 417 quilômetros em uso combinado (cidade-estrada). A aceleração de zero a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 200 km/h.

A recarga da bateria pode ser feita em tomadas de 110 volts ou de alta tensão. Em estações de recarga ultrarrápida de 150 quilowatts é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.

Segundo a Audi, na maioria dos casos, os consumidores optam por carregar o veículo elétrico durante a noite. Nesse caso, o SUV pode ser abastecido com a potência máxima disponível, evitando sobrecarga na residência.


E-Tron mede 4,9 metros e tem 2,93 m de distância entre eixos, o que garante muito espaço para passageiros e bagagem. Porta-malas leva 600 litros

Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Ele recupera a energia por meio de seus motores elétricos durante mais de 90% de todas as desacelerações.

O utilitário esportivo tem tração nas quatro rodas. Utiliza dois motores elétricos, um dianteiro com 184 cavalos e um traseiro com 224 cv. A potência combinada, segundo a Audi, é de 408 cv. Outro destaque é a suspensão a ar adaptativa, que permite uma variação de altura de 7,6 centímetros.

Grande, o SUV elétrico tem 4,9 metros de comprimento e 2,93 m de distância entre eixos, o que garante muito espaço para os passageiros de trás e para bagagem. O porta-malas leva 600 litros com o banco de trás em posição normal. Se for rebatido a capacidade sobe para 1.725 l.

Um destaque do E-Tron são seus “retrovisores virtuais”, em que espelhos dão lugar a câmeras, cujas imagens são reproduzidas em telas sensíveis ao toque de sete polegadas instaladas na moldura interna das portas. No entanto, o item é um opcional de R$ 13 mil e está disponível apenas para a versão mais cara.


”Retrovisores virtuais” usam câmeras que projetam a imagem em telas de sete polegadas instaladas nas laterais das portas. Item é vendido como opcional e apenas para a versão mais cara, Performance Black

A aposta da Audi em eletrificação incluiu o anúncio, em fevereiro, da instalação de 200 pontos de recarga rápida em diferentes regiões do País a partir de um investimento de R$ 10 milhões.

DESTAQUES DE CADA VERSÃO


Desde a opção Performance o E-Tron é equipado com bancos dianteiros elétricos de couro com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de quatro zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura e iluminação interna personalizável.

Como itens de segurança ele traz de série faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de permanência na faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento com visão em 360 graus, indicador de pressão dos pneus, retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

Para informação e entretenimento, os destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. Segundo a Audi, a estrutura do menu é intuitiva como em um celular e muitas funções também podem ser comandadas pelo sistema de controle de voz natural.

Há também o Audi Virtual Cockpit Plus, em que o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução. Como opcional para esta versão há um pacote tecnológico que inclui head-up display (que projeta informações no para-brisa e evita que o motorista desvie os olhos da pista), Pre Sense dianteiro (que avisa o motorista e prepara o veículo para uma colisão iminente) e o assistente de visão noturna.

A versão topo de linha Performance Black acrescenta bancos dianteiros esportivos com revestimento alcântara, acabamentos na cor cinza e teto interior na cor preta. No exterior ele recebe soleiras de alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em preto brilhante, mais pinças de freio laranja. De série há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto-falantes.

Na versão Performance Black, além do pacote tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED, luzes de direção dinâmicas e o Audi Side Assist. Este último é um pacote que inclui Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e Assistente de Tráfego Reverso (que informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra em marcha à ré).



Tags: Audi, E-Tron, Salão do Automóvel, Johannes Hoscheck, íons de lítio, retrovisores virtuais, tração nas quatro rodas, motores elétricos.

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