A fabricantes Daimler e Volvo vão desenvolver e produzir células de combustível para veículos comerciais pesados e outras aplicações. A Daimler vai concentrar suas atividades atuais dessa tecnologia em uma joint venture. E o Grupo Volvo irá adquirir 50% desta joint por cerca de € 600 milhões.
A meta é que ambas produzam em série veículos pesados movidos a células de combustível na segunda metade da década. Outros usos da tecnologia também estão previstos, inclusive fora do segmento automotivo. A joint venture incluirá operações em Nabern, na Alemanha. Haverá instalações de produção na Alemanha e no Canadá.
“Essa iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco de progresso para viabilizar a chegada de nossos caminhões e ônibus movidos por essa tecnologia nas estradas”, diz Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.
Apesar da parceria, a Daimler recorda que as duas companhias permanecem concorrentes nas outras áreas de negócios. Daimler e Volvo compartilham a visão Green Deal (Acordo Verde), cujas soluções de transporte pretendem eliminar as emissões de carbono até 2050.
Uma célula de combustível converte a energia química do hidrogênio e oxigênio (do ar) em eletricidade. Essa energia alimenta os motores elétricos que impulsionam o veículo. O processo não gera emissão de poluentes. Recentemente, Toyota e Hino anunciaram o desenvolvimento de um caminhão com essa tecnologia.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Com investimentos de R$ 20 milhões só este ano, CTR conquista certificação internacional, aumenta laboratório estrutural e prepara nova pista de testes dinâmicos
PEDRO KUTNEY, AB