Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 22/04/2020 | 17h45

ZF alcança aterro zero em fábrica do interior paulista

Unidade de Engenheiro Coelho desativa antigo aterro e passa a reciclar 9 mil toneladas de resíduos

REDAÇÃO AB

A fábrica da ZF em Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo, alcançou o nível de aterro zero com seu programa de gerenciamento ambiental. Com isso a unidade deixa de enviar mais de 9 mil toneladas de resíduos por ano para área de aterro e passa a reciclar 100% dos resíduos. O antigo aterro com 126 mil metros quadrados de área foi desativo e deu lugar a uma área de conservação permanente com mais de 15 mil árvores nativas.


A ação faz parte do grupo de meio ambiente da empresa, formado por funcionários de várias áreas, como os da produção e da área administrativa das fábricas de Limeira e Engenheiro Coelho. O grupo coordena projetos ambientais em andamento em várias frentes, como ações para eliminar desperdício, reutilizar materiais, economizar água e energia, entre outros.

Segundo o gerente de meio ambiente, saúde e segurança da ZF, Sildson Corrêa, sua equipe também atua com atividades de conscientização internas e externas em todas as plantas da ZF na América do Sul.

As ações abrangem diversas áreas que de alguma forma geram resíduos: na fábrica de Engenheiro Coelho, por exemplo, na área de fundição, cerca de 750 toneladas de resíduos geradas mensalmente foram destinadas para empresas parceiras. Com os novos processos e parcerias, o material descartado se transforma em insumos para concreto, calçadas, asfalto e vergalhões; a areia de fundição se transformou em estruturas metálicas para ralos e caixas de correio, combustíveis para cimenteiras entre outros.

“A partir dos trabalhos que vem sendo executados pelo GMA – Grupo de Meio Ambiente nas plantas de Engenheiro Coelho e Limeira, colaboradores dessas unidades passaram a ser mais vigilantes em todos os aspectos e a contribuir de forma ativa para alcançar novos modelos de atuação e identificação de novas oportunidades. Trata-se de um trabalho amplo que vem sendo executado de forma totalmente colaborativa”, reforça o gerente de meio ambiente, saúde e segurança da ZF, Sildson Corrêa.

De acordo com o executivo, há outros projetos nas plantas da ZF América do Sul, alguns já concluídos e outros em andamento, todos de acordo com as políticas ambientais do grupo e também com metas de desenvolvimento sustentável da ONU.



Tags: ZF, aterro, resíduos, gerenciamento ambiental, fábrica, Engenheiro Coelho, reciclagem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência