Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen reduz jornada em 30% sem mexer nos salários líquidos

COVID-19 | 22/04/2020 | 12h07

Volkswagen reduz jornada em 30% sem mexer nos salários líquidos

Soluções adotadas a partir da MP 936 são válidas por 3 meses para as 4 fábricas e 15 mil funcionários

MÁRIO CURCIO, AB

Funcionários das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil aprovaram proposta de redução 30% da jornada de trabalho. As negociações também mantiveram os salários líquidos, diferentemente do que ocorreu em outras fabricantes.

O acordo foi feito em assembleias virtuais nos dias 20 e 21, atinge 15 mil trabalhadores e é válido por três meses. A montadora aderiu à Medida Provisória 936, criada pelo governo para atenuar os impactos da pandemia de Covid-19.

A proposta aprovada pelos funcionários permite desconto de 30% no valor do salário bruto, proporcional à redução da jornada. Uma parte do complemento da renda será paga pelo governo e o restante pela própria Volkswagen.

A empresa recorda que as medidas também se aplicam ao centro de peças em Vinhedo (SP) e aos escritórios regionais. O acordo feito com os trabalhadores também adiou para dezembro o pagamento de 20% da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

“Os efeitos provocados pela pandemia levaram a VW a aplicar novas medidas de flexibilidade previstas em acordo coletivo de trabalho, negociadas com os sindicatos de todas as nossas operações no País. Temos o compromisso de proteger o emprego e evitar demissões, além de garantir a sustentabilidade do negócio", afirma o presidente e CEO da VW para a América Latina, Pablo Di Si.



Em entrevista a Automotive Business no dia 15 de abril, o executivo citou que o futuro plano de investimento no País foi congelado, mas também mencionou o desejo pela manutenção dos empregos e revelou a intenção de retomar a produção em maio.

A Volkswagen produz Polo, Saveiro e Virtus em São Bernardo do Campo (SP). Desta unidade também sairá o Nivus. Em Taubaté (SP) são fabricados Gol, Voyage e Up! Também no Estado de São Paulo são produzidos motores na cidade de São Carlos. Em São José dos Pinhais (PR) são fabricados o T-Cross e o Fox.



Tags: Volkswagen, MP 936, salários líquidos, pandemia, Covid-19, PLR, Pablo Di Si, Polo, Virtus, Saveiro, Gol, Voyage, Up!, T-Cross, Fox.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência