Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Financeiras oferecem prorrogação de parcelas sem estrutura para atender pedidos

Crédito | 16/04/2020 | 21h00

Financeiras oferecem prorrogação de parcelas sem estrutura para atender pedidos

Clientes reclamam que não conseguem ser atendidos para adiar pagamentos e que prestações ficam mais caras

PEDRO KUTNEY, AB

Desde o fim de março, instituições que financiam veículos começaram a oferecer a possibilidade de prorrogar o pagamento das próximas prestações, com o adiamento das próximas duas ou três parcelas para o fim do período de pagamentos do financiamento. A proposta tem o objetivo de aliviar o orçamento dos clientes e assim evitar a escalada da inadimplência, já que muitas pessoas passaram a enfrentar desemprego e problemas financeiros devido à paralisação dos negócios causada pela pandemia de coronavírus. A oferta, contudo, provocou uma corrida em massa para renegociar contratos e escancarou a falta de estrutura que as financeiras e bancos têm para atender os consumidores. Muitos tentaram e não conseguiram adiar os pagamentos.



Ford Credit, Volkswagen Financial e Santander
enviaram comunicados ao Portal Automotive Business informando a pré-disposição em adiar as próximas parcelas dos financiamentos de veículos. Não demorou para a publicação da informação no site provocar uma chuva de reclamações dos leitores, que postaram comentários indignados sobre as financeiras, com duas reclamações centrais: impossibilidade de conseguir ser atendido nos canais informados, e alguns que conseguiram protestaram contra a cobrança de juros altos para a reprogramação das prestações.

FALTA DE ESTRUTURA



Procuradas, as três financeiras mencionadas alegaram o mesmo problema na demora em atender os pedidos: falta de estrutura para negociar com tantos clientes ao mesmo tempo. Ou seja, fizeram uma oferta antes de estarem preparadas para a demanda que elas próprias geraram. Ainda assim, todas garantem que vão prorrogar as parcelas de todos que pedirem, que vão regularizar a situação nos próximos dias e pedem mais paciência às pessoas que passaram horas tentando ligar ou fazer o processo por aplicativos e sites que não funcionaram por causa do alto volume de acessos.

No caso da Ford Credit, braço financeiro da montadora operado pelo Bradesco, a empresa revela que mais de 12 mil clientes entraram em contato no fim de março, assim que souberam da oferta de prorrogar três parcelas para o fim do contrato. Como isso aconteceu justamente no período de redução do número de funcionários ativos e migração para trabalho remoto, formou-se uma fila de 11 mil clientes esperando por atendimento – o que gerou muitas reclamações postadas na matéria publicada no Portal AB. Segundo a Ford, essa fila já caiu para menos de mil pessoas e 60% dos que ligaram já renegociaram os contratos. O acréscimo informado nas parcelas restantes a pagar foi de R$ 7 ao máximo de R$ 20, de acordo com a financeira.

A VW Financial alegou o mesmo problema de fluxo muito grande de pedidos de renegociação para número reduzido de funcionários. “Mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia do coronavírus, continuamos a operar. No entanto, o período de quarentena tornou-se mais longo do que o esperado e com medidas de proteção à saúde pública cada vez mais profundas. Desde meados de março reduzimos consideravelmente o número de pessoas no trabalho. Mas desde 14 de abril, com melhorias em nossa estrutura de tecnologia e a possibilidade de colocar mais pessoas trabalhando, a fila para atendimento começou a ser reduzida. O tempo de resposta continua maior que o usual, mas dentro dos próximos dias a situação deve melhorar paulatinamente”, diz a justificativa enviada pela financeira do Grupo Volkswagen.

Alguns dos clientes que postaram reclamações no Portal AB dizem que conseguiram ser atendidos, mas receberam propostas de refinanciamento com juros elevados, que aumentavam muito o valor das parcelas restantes do financiamento – alguns contaram que o valor das prestações subiram de R$ 700 a quase R$ 1 mil. Sobre isso a VW Financial não se pronunciou.

Dono da maior carteira de financiamentos de veículos no País, em apenas 24 horas o Santander atraiu mais de 300 reclamações no Portal AB de clientes irados, que tentaram muitas vezes – e não conseguiram – aceitar a proposta do banco, de prorrogar em até 60 dias o pagamento de parcelas. O relato recorrente era de que o aplicativo indicado para formalizar o adiamento sequer oferecia esta opção.

Procurado, o Santander garantiu que irá atender todos os pedidos, mas reconheceu que não conseguiu dar conta do enorme fluxo de pedidos: “Devido ao volume expressivo de acessos à sua plataforma desde que a medida que busca dar fôlego financeiro a seus clientes foi lançada, a Santander Financiamentos registrou que alguns clientes não estão conseguindo pedir a prorrogação dos vencimentos de suas parcelas de financiamentos. A empresa está trabalhando para eliminar a instabilidade no sistema e reitera o compromisso de atender a todas as solicitações, como já está ocorrendo”, diz o comunicado enviado pelo banco após questionamento encaminhado pelo Portal AB.



Tags: Financiamento, renegociação, crédito, financeiras, bancos, juros, contratos, prorrogação de prestações, parcelas, Santander, Ford Credit, Volkswagen Financial, coronavírus, Covid-19.

Comentários

  • LindamaraMércia de Miranda

    Estouhá uma semana tentando baixar o aplicativo e não abaixa também entro no site e não consigo fazer o preenchimento porque clica em CPF não entra não estou conseguindo fazer a pausa para dois meses a minha parcela Estou chateada e no telefone diz que é só pelo aplicativo Aguardo um retorno obrigado

  • clayton

    Bastainverter a ordem,tornar automático a prorrogação e liberar os canais para que não quer ter seu contrato prorrogado.Fazer o simples é difícil!!!

  • JoséValter Santos da silva

    eutenho um financiamento de carro e um empréstimo pessoal no Santander tento acessar o Santander financiamento não consigo além disso eles já estão fazendo a cobrança dos mesmo falam uma coisa pra mídia mas na real eles não estão nem aí pro cidadão sou motorista uber já fais 35 dias que eu não estou trabalhando

  • ElisângelaConceição Silva

    Boanoite eu comprei um Ecosport financiado pelo banco Santander e desde março estou tentando fazer o acordo dos 60 dias no site da Santander e não consigo não sei mais o faço obrigada pela atenção

  • Cleberleandro

    Bom.oque aconteceu foi com minhã esposa ela financiou um veiculo aonde. Ela pagou uma prestação ia pagar agora 11/04/20 .porem ela acabou perdendo o emprego e ñ recebendo nada no dia 16 elaligou na bv financeira para poder prorrogar mas ouviu que por causa de estar atrasado 5 dias ela ñ entra na regra que o banco estabeleceu.conclusão agora eu estou com suspeita do covid 19 estou em isolamento.meu filho e minhã esposa está. Apresentanto o mesmos sintomas .olha e um absurdo a regra que eles colocaram.

  • Araujo

    OSantander é um lixo no atendimento aos seus clientes, por telefone, na agência, até o gerente da agência ficou na espera por 50 minutos até a ligação cair, isto é uma falta de respeito, cobram juros e tarifas do preço que querem e prestam um péssimo serviço aos seus clientes.

  • Cleidedos santos lacerda da silva

    Bomdia nao estou conseguindo entra no sat para prorrogacao das parcelas nissa vence hoje..caso nao resolver vou entra com uma ação contra vcs pois todos os banco esta fazendo atendendo seus cliente vcs lg fica cantando a musica e nada de atender....

  • Robson

    Estoucom o mesmo problema tento prorrogar as parcelas e não consigo, o app do santander, não está ajudando em nada, desde o dia 25 tentando, nem o telefone das agências estão atendendo

  • Josineidede souza

    Boanoite quero uma prorrogação para meu boleto

  • ReinaldoMarques Aguiar

    Euestou com o financiamento de um ônix no banco pan e eles disseram que não vão aderir isso quem perdeu dinheiro como eu, nesse corona vírus vai ficar devendo. Infelizmente eu perdi metade do meu salário e devo ficar devendo o carro

  • AntôniaMaria Silva LIma

    Estoumais de três semana tentando prorrogar as parcelas e não estou conseguindo, mandei e-mail e não dão nenhuma resposta, acho que foi uma pegadinha? o tempo que estou gastando estou perdendo dinheiro, os telefones só vive mandando ; qual o número que você deseja, colocamos o numero e não ha resposta nenhuma. Qual a solução desta PROPOSTA???

  • AntôniaMaria Silva Lima

    EStouprecisando da sollução das propostas , so que não consigo

  • BrunoMateus telles

    Totentando falar com vcs , paguei do mês de abril a parcela sem poder , então daqui p frente to sem condições de pagar a parcela do carro ! Enquanto tiver com essa pandemia , fica difícil de continuar pagar o carro ! Queria saber como vai fica minha situação! Precisando falar com vcs da !

  • LuisMauro barroso da silva

    Estoudesenpregado devido essa pandemia do covid 19 queria saber Como funciona a prorrogaçao das parcelas do meu financiamento

  • LuisMauro barroso da silva

    Queriasaber Como funciona a prorrogaçao das parcelas do meu financiamento

  • EsdrasJosé santos

    Euestou a dias tendo só manda ir para os canais digital mas quando vai finalizar fica na tela um mensagem estamos procurando a melhor forma de seu contrato.

  • LeonicePinheiro Marcelo

    Tenhoum financiamento feito pelo banco PAN e já por varias vezes venho solicitando a prorrogação dos BOLETOS por conta da situação do país os atendentes dizem que o bando não aderiu a prorrogação pois não recebeu ajuda do governo federal, porem algumas pessoas já conseguiram. Realmente nao da para entender quais critérios estão tomando.

  • DagmarMarques Ferreira

    Querofazer a prorrogação da minha parcela não estou conseguindo cai em refinanciamento,estou quase acabando de pagar vou entrar em outro me informar como faço para prorrogar a parcela desde já agradeço

  • JosenildoDiogo Bezerra

    Estoutentando pausar a prestação do meu carro no banco Pan nao estou conseguindo, já que esta quase impossivel o banco poderia fazer a pausar automaticamente, quem nao quiser é só pagar normalmente

  • clelinhalourenco

    Meumarido tem um financiamento e o banco informou que não tem como prorrogar as duas próximas prestações como a midia está informando mas, informa que apenas tem como refinanciar o contrato todo.Imaginem refinanciar um financiamento que já é abusivo . Nossa

  • elisonferreira de souza

    estouprecisando fazer a prorrogação do financiamento pelo banco pan, a atendente disse que o banco não aderiu à prorrogação e que devo estar atento a futuras informações que serão repassadas, estão estudando outras alternativas para "ajudar" os clientes, agora vai passando o tempo, as parcelas vão vencendo e daqui a poco vamos ficar devendo mesmo e ser obrigados a pagar os juros...

  • Jardel

    Omeu financiamento foi prorrogado, porém teve juros abusivo com um aumento na minha parcela de 200 reais a mais. Vou procurar meus direitos já que informaram que não haveria juros. Santander vergonha.

  • Zenilda

    Estoutentando prorrogação, desde o dia 15 mas nada funciona já fiz até reclamação no SAC minha parcela já vence dia 8,decepção total com esse banco ???? Agilizem isso porque não pagarei tenho direito a prorrogação.

  • josevaldeilzo da silva

    Édifícil também já liguei um monte de vez mas não consigo fazer prorrogação das parcelas

  • MariaRoseli Gois

    Euacho um absurdo isso que Santander tá fazendo com seus clientes,eu já tentei a prorrogação de parcelas e não consegui,o mês passa eu consegui pagar,mas esse mês não dá. Acho que deveria ter um entendimento do banco que quando eu comprei o carro nunca imaginei que iria acontecer essa pandemia.E acredito que todos estão na mesma situação minha, é uma falta de respeito com nós clientes corretos.

  • AraiAntonio

    Eunão consigo fazer a prorrogação da minha parcela,deve ser mesmo pegadinha o que e uma vergonha. porque ninguém atende.

  • SergioVaz de faria

    BancoPam diz não ter essa opção

  • RILDODOS S BARRETO

    Nãoconsigo fazer a solicitação de adiamentos dos pagamentos do financiamento, conforme governo federal divulgou foi autorizado aos Bancos e Instituições Financeiras devido à pandemia de COVID-19 a possibilidade de fazer o adiamento dos pagamentos das parcelas do financiamento por 60 dias sem ônus nem juros aos clientes desses produtos, no entanto não tô conseguindo fazer nenhuma solicitação pelos números do SAC e nem no atendimento online do site que fica em branco.

  • marcelo

    osantander prorrogou 2 parcelas minhas ...mais o mesmo continua mandando sms para negociar debito

  • Joseluis

    Tentoa um mes uma prorrogação de boleto do meu carro com banco pan e nao consigo e o unico banco que nao esta prorrogado

  • TatianaBertolli de lima

    estoua quase dois meses tentanto efetivar a pausa do pagamento das parcelas de meu finaciamento de veiculo junto ao banco safra, que disponibilizou a epoca o telefone e email para envio de dados, e sua posterior confirmação! ocorre que nao recebi nenhum contato, mesmo tendo repetidas vezes enviado outros emails e ligado nos telefones que hoje so tem atendimento eletronico, o numero de aplicativo de mensagens é para conversar com um robo de uma empresa de cobrança terceirizada, que nada resolve a nao ser cobrar as parcelas que agora claro estao vencendo e com inclusao de juros!!!!!meu carro estava em dia, quando solicitei com prazo de quase 17 dias ainda para o proximo vencimento, e agora recebi inclusive aviso de inclusao de meu nome no spc, o meu carro é para transporte de meu filho autista, cadeirante e epiletico severo, que precisa de medicos direto e vai para as terapias, nao é luxo é necessidade que trabalho para pagar com muito esforço, hoje com essa situação é uma questao de sobrevivencia mesmo poder ter algum prazo, e me reorganizar visto que minha renda diminui a quase zero! sou autonoma, vendo lanches e hoje a venda quase que nao chega a 1/3 do que era antes, e tenho que por comida na mesa!!! e agora quem vai resolver?

  • JefersonAzevedo

    Olábom dia Também estou tendo dificuldades com o Banco Safra , sempre paguei o carro em dias, não tinha nenhuma parcela em atraso desde o dia 20 do mês de abril de 2020 tento contato com a Safra na qual informa para entrar em Contato com a empresa Bellinate para quem eles passaram o procedimento parcelamento de faturas outras mais , é nisso fico eu aqui tentando o teleconferência não funciona ou seja nunca atende o WhatsApp só fica na mensagem eletrônica Não responde e meu contrato sempre esteve em dia , agora estou com uma parcela em atraso por conta do Banco nada fazer , o intuito é prejudicar a nos ? Pois parece , já que em numeras vezes tento algo pois com essa pandemia a situação financeira mudou 70% , além dos dias difíceis ainda vem o Banco Safra fazer isso com nosso psicológico como posso pagar algo se não recebo mais o meu salário ? Preciso de ajuda por favor Um banco tão grande e não tem a plena consciência do que está acontecendo por falta de respeito ao consumidor

  • JoãoPedro

    Tenhoum veiculo financiado pelo banco PAN, esta instituição financeira não tem qualquer compromisso social, desprezando o caos desta pandemia, não disponibilizou nenhuma ferramenta para prorrogar eventuais empréstimos e financiamentos. Resumindo, JAMAIS serei cliente deste banco, até porque, esta pandemia não vai durar pra sempre.

  • AntônioSilva Sousa

    Tenhoum financiamento de uma van no banco pan na qual já paguei 54 das 60 parcela porém não consigo mais pagar e o banco não faz nem um tipo de acordo pra prorrogar as parcelas .não sei mais como fazer

  • Adrianos m

    financieio para trabalhar com aplicativo, pois tinha condições de pagar tranquilamente. e assim fiz por 3 meses logo tivemos a pandemia do covid19 e não consegui mais trabalhar o banco não quis me ajudar me dando a prorrogação de 3 meses. estou desesperado pois não quero deixar de pagar só quero a prorrogação para as coisas normalizar e eu conseguir pagar todas as 2 paraceles que está atrasada, mais dia 11/06 agora ja irá vencer a terceira parcela e não é justo os bancos ajudarem quem tem condições e eu que quero pagar mais estou sem trabalho devido o corona eles não ajudar?os carros de aplicativo trabalhando como eu gosto o dia todo faz muito mais que o valor das parcelas de 980 reais que é o que pago. quero pagar mais preciso desta ajuda de prorrogação para eu ter um alivio e conseguir liquidar. agradeço desde já.

  • Antonio

    Estouquerendo postegar minha parcela do carro pelo banco safra mais nao condigi algyem pode me ajudar

  • AlineMiranda

    Estoucom a mesma dificuldade perdi o emprego e não estou co seguindo realizar os pagamentos nunca atrasei mas infelizmente agora preciso de ajuda para prorrogar até as coisa voltarem ao normal

  • DanielFrancisco da silva junior

    Nãoconsigo fazer a prorrogação do meu veículo ja faz 1 mês que estou tentando fazer, só fala que estar em análise Alguém pra me ajudar

  • Heliowantsin

    Tenhoum financiamento com o banco pan e tbm ta uma novela pra chegar até um atendente ...aí eles dizem k o banco não vai tomar está medida de fazer prorrogação de parcela ....e aí eu fico no prejuízo até porque a empresa onde eu trabalho tá fechada por conta da pandemia.....o devo fazer ???? Me ajudem por favor ......

  • Sandra

    Temosprorrogar financiamento junto panco pan tbm não conseguimos, muito triste com essa situação, sem emprego carrendo risco de perder meu carro

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência