Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de veículos usados têm queda de 5,9% no primeiro trimestre

Mercado | 13/04/2020 | 17h53

Vendas de veículos usados têm queda de 5,9% no primeiro trimestre

Quarentena esvazia varejo e revendas intensificam o uso de ações digitais

REDAÇÃO AB

A quarentena imposta pela pandemia de coronavírus também afetou o mercado de veículos usados: de janeiro a março, o total de transferências recuou quase 6% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Fenabrave, que reúne o setor de distribuição.


O segmento de pesados que puxou o resultado ao registrar queda acima da média do mercado, com volume 11,6% menor no comparativo anual. A pior queda foi do mercado de ônibus, com recuo de quase 20%, enquanto as vendas de caminhões usados ficaram 10,3% abaixo da registrada no primeiro trimestre de 2019. Já o mercado de veículos leves, que engloba automóveis e utilitários, apresentou retração de 5,7% no acumulado dos três primeiros meses do ano. Com o decreto de quarentena, as revendas tiveram que fechar as portas, o que causou perda de faturamento durante boa parte do mês de março.

No comparativo mensal, de março contra fevereiro, as vendas caíram 13% nesta comparação, com cerca de 100 mil transferências a menos em março. Vale lembrar que fevereiro é sempre um mês mais curto, o que mostra o quão impactado foram os negócios durante o mês passado, principalmente na segunda quinzena, quando vários estados começaram a adotar a quarentena.

O segmento de veículos leves foi o mais prejudicado, registrando queda de 13,4% das vendas de março contra as de fevereiro. Enquanto o total de automóveis usados vendidos recuou 14% neste período, em utilitários a retração foi de 9,6%.

“A situação é inusitada pois nunca tivemos um acontecimento dessa envergadura e profundidade. A imposição da quarentena, logicamente, trouxe uma redução brutal nas vendas das lojas. Estamos sugerindo a intensificação de ações digitais como leilões on-line, visitas agendadas, contatos de fidelidade etc. Ainda estamos com os olhos voltados para as estratégias a serem desenhadas para a ‘saída’ da quarentena e a retomada da vida cotidiana das pessoas e o comércio em geral. A economia precisa voltar a crescer”, enfatizou em nota Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, federação que representa as associações de revendedores independentes de veículos (que não são concessionárias).



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Vendas, usados, Fenabrave, Fenauto, quarentena, coronavírus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência