Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota adere à MP 936 e inicia suspensão de contratos de trabalho

COVID-19 | 09/04/2020 | 18h05

Toyota adere à MP 936 e inicia suspensão de contratos de trabalho

Parte dos funcionários de São Bernardo terá salário reduzido em até 25%; negociação também ocorre em outras unidades

MÁRIO CURCIO, AB

Reportagem atualizada em 11/4, às 15 horas

Por causa da paralisação de suas fábricas em razão da pandemia de Covid-19, a Toyota decidiu aderir à Medida Provisória 936, que permite a suspensão dos contratos de trabalho e redução de jornada e salários. A base da proposta da Toyota seria a suspensão dos contratos por dois meses, com a garantia do salário líquido integral ou parte dele.

Medida semelhante já foi adotada pela General Motors. Para a fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo (SP), onde há 1,2 mil trabalhadores, houve votação eletrônica no feriado da sexta-feira, 10, em uma assembleia virtual. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 877 trabalhadores participaram da votação, com 850 deles favoráveis à proposta da montadora.

Os funcionários com rendimento líquido até R$ 3.115 receberão o valor integral. Acima disso haverá descontos entre 5% e 25%, conforme a faixa salarial. Questionada a respeito das outras fábricas, a montadora informou apenas que o tema ainda está em discussão e por isso não poderia dar mais detalhes a respeito. É provável que adote medida semelhante nas outras unidades do Brasil, todas no Estado de São Paulo: Indaiatuba (onde produz o Corolla), Porto Feliz (motores) e Sorocaba (Etios e Yaris).

Abaixo, a proposta feita aos trabalhadores de São Bernardo do Campo:




Tags: Toyota, Medida Provisória 936, pandemia, Covid-19, suspensão dos contratos de trabalho, General Motors, Corolla, Etios, Yaris, metalúrgicos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência