Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Suzuki completa 100 anos de existência
Primeiro automóvel da marca foi o Suzulight, de 1955, com motor de 360 cc

Indústria | 31/03/2020 | 17h55

Suzuki completa 100 anos de existência

Empresa surgiu como fabricante de teares e passou a produzir veículos motorizados após a 2ª Guerra Mundial

REDAÇÃO AB

A Suzuki Motor Corporation está completando 100 anos. O centenário é comemorado a partir da fundação da Suzuki Loom Manufacturing Company, em março de 1920. A empresa surgiu da produção de teares para seda. O primeiro protótipo de automóvel, no entanto, foi mostrado somente em 1937.

Com a Segunda Guerra Mundial (de 1939 a 1945), o projeto foi engavetado. A produção de veículos Suzuki teve início em 1952 com as bicicletas motorizadas Power Free. Dois anos depois surgia a Colleda, primeira moto da marca.

Em 1954, a empresa passava a se chamar Suzuki Motor Co., Ltd. Em 1955 estreava o Suzulight, primeiro automóvel. Inaugurou a era dos minicarros no Japão com seu motor de 360 cc.

O primeiro Suzuki Jimny foi lançado em 1970 no Japão como LJ10. Já tinha tração nas quatro rodas como principal característica. Seu motor, um dois-cilindros, produzia apenas 25 cavalos. A velocidade máxima era de 75 km/h. O carro pesava só 590 quilos.


Primeiro Suzuki Jimny surgiu em 1970, já com tração 4x4. Tinha apenas três lugares e atingia 75 km/h

Seu estepe ficava dentro da cabine, onde havia apenas três assentos. A solução permitiu que o modelo fosse classificado como Kei Car, segmento de minicarros do mercado japonês que paga taxas menores.

O Suzuki Jimny é montado na fábrica da HPE Autos, em Catalão (GO), desde 2012. Aqui ele passou a conviver desde outubro de 2019 com a nova geração, trazida do Japão.



Tags: Suzuki, automóvel, bicicleta, moto, Suzulight, Jimny, Kei Car, HPE Autos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência