Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Honda interrompe produção de carros em São Paulo
Linha de produção da Honda em Itirapina: paralisação até 14 de abril

COVID-19 | 20/03/2020 | 18h30

Honda interrompe produção de carros em São Paulo

Fábrica de motos em Manaus segue em operação, mas pode parar se epidemia de coronavírus se agravar no Amazonas

PEDRO KUTNEY, AB

Este texto foi atualizado em 23/03/2020 às 12h44 com correção de informação sobre possíveís exames de executivos da Honda

O agravamento da pandemia de coronavírus no Brasil também vai atingir a operação de automóveis da Honda. A fabricante informou na sexta-feira, 20, que vai interromper hinicialmente por 20 dias a produção em suas duas fábricas no interior de São Paulo, em Sumaré e Itirapina. A paralisação acontece a partir da quarta-feira, 25 de março, com retorno previsto para 14 de abril, mas segundo a empresa, se a situação piorar, as plantas poderão estender as férias coletivas até 27 de abril.

A Honda destaca no comunicado que “a retomada da produção dependerá das orientações dos governos federal e estadual, das condições de segurança dos colaboradores e dos impactos da pandemia no mercado de automóveis”.

Os empregados envolvidos diretamente no processo produtivo entrarão em férias coletivas. Para os funcionários que desempenham atividades administrativas vem sendo adotado o regime de trabalho remoto, em home office. Para funções em que isso não é possível, está sendo praticado o escalonamento da equipe.

A Honda produz na nova fábrica de Itirapina, inaugurada ano passado, os compactos Fit e WR-V. Em Sumaré fica a produção do SUV compacto HR-V e os sedãs City e Civic. Está prevista a transferência de todos os modelos para Itirapina até 2021.

MOTO HONDA DA AMAZÔNIA SEGUE EM OPERAÇÃO



A fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM), seguirá em atividade por enquanto, segundo informa a empresa, com medidas adicionais de prevenção. Ainda assim, a Honda afirma que a parada da produção de motocicletas também é uma alternativa em avaliação, “em resposta ao provável avanço na disseminação do vírus no Estado do Amazonas”.

Na semana passada, em evento que comemorou a produção de 25 milhões de motos em Manaus, a Honda reuniu uma série de políticos para promover apoio à Zona Franca onde opera sua fábrica. Estiveram presentes três senadores, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que dias depois testou positivo para a Covid-19. A empresa não divulga se os executivos que estiveram ao lado de Alcolumbre em Manaus, incluindo o presidente da Honda South America, Issao Mizoguchi, fizeram testes para verificar possível contágio por coronavírus.

A Honda informa que está revisando constantemente “as contramedidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço do Covid-19, priorizando a segurança e saúde das pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais para conter o avanço da pandemia e a sustentabilidade dos negócios”, diz o comunicado.



Tags: Honda, coronavírus, Covid-19, fábrica, produção, paralisação, Sumaré, Itirapina, Manaus, motos, carros.

Comentários

  • Wesler

    Boanoite, fiz um prdi com isenção de IPI do Honda city, ele encontrava em pi4, gostaria de saber quando vai voltar às fábricas a produzir novamente, devido a está epidemia

  • gardeniadiniz

    bomdia, quero saber quando vai voltar a funcionar as fabricas , comprei a biz e até agora nao foi liberada

  • FranciscoAdelino O Aves

    Boanoite fis um pedido de um fit personal 2020 no comesa do ano e já dei dei um outro cárro de entrada no valor de 40 mil reais e até agora nada ligo para o vendedor ele fala q sperando resposta.da montadora quando vai volta a produzir já tá indo longe de mais presiso de uma.resposta por favor

  • franciscoadelino o aves

    Boanoite quando a montadora volta a produzir

  • DavidPimentel

    Fizpedido de 01 Honda City personal 2020 na Maramar Santos dia 01/02/2020, infelizmente aconteceu essa pandemia, e parou tudo, mas retornaram ao trabalho hoje 13 de julho, estou esperando que no mínimo a montadora informe a previsão de entrega, para que não fiquemos na incerteza se o pedido vai ser atendido ou não.

  • ROGERIOG.P.

    ALOJA DA HONDA VENDE O HONDA FIT PERSONAL 2020 MAS A FÁBRICA DA HONDA NÃO TEM PREVISÃO DE ENTREGA. FIZ O PEDIDO NO MÊS DE MARÇO DE 2020. ISSO CERCA DE QUINZE DIAS DEPOIS DA MARATONA QUE TIVE DE FAZER PARA RETIRAR TODOS OS DOCUMENTOS. SÃO CERCA DE 250 DIAS PARA PRODUZIR UM VEÍCULO, PARA EU NÃO PERDER A VALIDADE DOS DOCUMENTOS E QUE ME IMPEDE DE USAR O DINHEIRO QUE FICA PARADO EM RAZÃO DO COMPROMISSO QUE ASSUMI COM ESSA EMPRESA. COMPROMISSO QUE APARENTEMENTE ASSUMI SOZINHO SOU O PRIMEIRO DA LISTA DE ESPERA DA LOJA DE FLORIANÓPOLIS E ME AFIRMARAM QUE ATÉ O MÊS DE OUTUBRO DE 2020 O MEU PEDIDO NÃO SERÁ ATENDIDO. NÃO SABEM INFORMAR QUANDO O VEÍCULO HONDA FIT PERSONAL 2020 VOLTARÁ A SER PRODUZIDO. A FÁBRICA DA HONDA NÃO FORNECE A LISTA DAS PCD QUE ESTÃO NA LISTA GERAL DE ESPERA E DATA DE ESPERA A FÁBRICA DA HONDA NÃO RESPONDE E-MAIL ACHEI QUE O ATENDER DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SERIA UMA PRIORIDADE DESTA EMPRESA, DADA AS DIFICULDADES QUE PASSAMOS, MAS COMO TODOS PODEM VER NÃO É ASSIM QUE PENSA A FÁBRICA DA HONDA. CHEGUEI A OUVIR ALGO ASSIM: NÃO ESTAMOS SUBINDO O PREÇO ENTÃO É MELHOR ESPERAR ADEMAIS, CASO NÃO CONSIGAMOS LHE ATENDER, FAÇA TODOS OS DOCUMENTOS DE NOVO E NÃO GARANTIMOS O MESMO VALOR. UM LINHA DE PRODUÇÃO SEM PRAZO PARECE PIADA UM SONHO QUE VIROU PESADELO E ESTOU AMARRADO NELE. MAIS UM MÊS SE PASSOU SEM QUALQUER PREVISÃO CONCRETA DA ENTREGA DO VEÍCULO A MINHA ISENÇÃO DO IPI VENCE NO DIA 10-10-2020 E A DO DO ICMS NO MÊS SEGUINTE.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência