Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
FCA lança seu primeiro carro 100% elétrico, o novo Fiat 500

Lançamentos | 05/03/2020 | 18h45

FCA lança seu primeiro carro 100% elétrico, o novo Fiat 500

Terceira geração do compacto é o primeiro modelo a bateria do grupo, que não terá mais opção com motor a combustão

WILSON TOUME, PARA AB

A ideia inicial era que ele fosse uma das grandes atrações do Salão de Genebra deste ano, mas com o cancelamento da mostra por conta do surto do Covid-19 (novo coronavírus), a Fiat optou por apresentar a nova geração do 500 em Milão, na Itália, em um evento restrito a poucos jornalistas que puderam conhecer de perto a principal novidade do novo subcompacto: a motorização totalmente elétrica.



Com autonomia para rodar até 320 km, de acordo com a montadora, o novo 500 possui cerca de 118 cv à disposição, potência capaz de levá-lo a atingir 150 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Mesmo sem ter pretensões esportivas, o charmoso cupê consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos. A Fiat também assegura que, graças a um sistema de carregamento rápido, o modelo pode contar com uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, distância superior à do uso médio diário. Em casa, a recarga pode ser feita em aproximadamente seis horas por meio de um recarregador doméstico (wall box).



O novo Fiat 500 oferece três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, sendo que o primeiro é o que oferece a sensação mais próxima de dirigir o compacto como um veículo com motor a combustão. No modo Range é possível conduzir usando apenas o pedal do acelerador, praticamente. Nesse modo, a recuperação de energia nas frenagens é maior e basta tirar o pé do acelerador para o carro desacelerar como se o freio tivesse sido acionado. Já o modo Sherpa privilegia a economia, desligando ar-condicionado e aquecimento dos bancos e limitando a velocidade a 80 km/h, entre outras providências, para aumentar a autonomia do veículo.

AINDA ESTE ANO NO BRASIL





Em termos de espaço interno, o novo 500 não traz alterações, e se isso significa que ele continua pequeno para acomodar quatro adultos. Em compensação, também significa que o carrinho segue sendo muito ágil e fácil de manobrar no trânsito urbano. Além disso, o novo Fiat 500 é o primeiro modelo de sua categoria a ter nível 2 de direção autônoma, com sistema de câmeras 360°, piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, leitor de placas de velocidade e sensor de fadiga são itens disponíveis no modelo.

O novo Fiat 500 será lançado inicialmente com uma série especial, limitada a 500 unidades, denominada “La Prima”, com teto retrátil de tecido, que vai custar € 37,9 mil com o wall box incluído. E, apesar do câmbio desfavorável, a Fiat já anunciou que vai trazer o modelo ao Brasil até o fim deste ano.



Curiosidade: a montadora afirma que o novo 500 é o primeiro modelo totalmente elétrico produzido pelo grupo FCA, mas, na verdade, a geração anterior do carrinho teve uma versão movida apenas a eletricidade, chamada 500e, que foi oferecida somente no mercado americano e, embora tenha sido bem aceita pelo público, representava um enorme prejuízo para a companhia, já que seu custo de produção era muito maior do que o preço final. Não foi à toa que o CEO da empresa na época, Sergio Marchionne, chegou a pedir para o público não comprar o modelo. Um desses carrinhos elétricos chegou a rodar no Brasil também, em testes, principalmente dentro da fábrica de Betim (MG).



Tags: FCA, Fiat, Novo 500, Elétrico.

Comentários

  • Fernanda

    Designsurpreendente, de se apaixonar!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência