Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas crescem em fevereiro, mas não compensam queda do 1º bimestre

Mercado | 02/03/2020 | 17h41

Vendas crescem em fevereiro, mas não compensam queda do 1º bimestre

Média diária de emplacamentos de modelos leves cresce 28% no mês

SUELI REIS, AB

Fevereiro tinha tudo para dar errado no mercado de veículos leves: o mês mais curto do ano e de quebra um feriado prolongado de carnaval. Mas com apenas 18 dias úteis, o desempenho do mês foi positivo e fechou com vendas 4,6% maiores na comparação com janeiro. Os emplacamentos ficaram pouco acima das 192,6 mil unidades, na soma de automóveis e comerciais/utilitários leves. Os dados foram divulgados na segunda-feira, 2, pela Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição.


O bom número reflete a alta de quase 28% da média diária de vendas: foram vendidos 10,7 mil veículos em cada dia útil do mês passado: em janeiro, a média tinha sido de 8,36 mil emplacamentos em cada um dos 22 dias úteis.

Apesar disso, o resultado de fevereiro não foi suficiente para conter a queda de 1% no primeiro bimestre: foram vendidos 376,7 mil automóveis e comerciais leves nos dois primeiros meses do ano contra 380,4 mil registrados no primeiro bimestre de 2019.

Em comunicado, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, lembra que historicamente o período é impactado por diversos fatores sazonais, como férias, contas acumuladas de início de ano, além do feriado de carnaval. O executivo reforça que, embora o desempenho do bimestre tenha sido negativo, a entidade mantém suas expectativas otimistas para o ano.

“Consideramos o desempenho do primeiro bimestre normal e sem surpresas com relação às nossas projeções, que estão mantidas em um crescimento geral em torno de 10% para 2020. Continuamos confiantes de que teremos um novo ciclo de crescimento das vendas de veículos no País nos próximos meses”, declara o presidente da Fenabrave.



Ainda no comunicado, Assumpção Jr. confirma que os concessionários vão reavaliar suas previsões de 2020 no início de abril, após a avaliação de alguns fatores, incluindo o impacto do coronavírus no mercado. Em sua primeira projeção para o ano, a Fenabrave aponta que as vendas deverão crescer 9% sobre o ano passado e ultrapassar a casa dos 3 milhões de unidades, o que não acontece desde 2014.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Vendas, emplacamentos, Fenabrave, média diária, mercado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência