Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 27/02/2020 | 13h06

Marcopolo desenvolve sanitário semelhante ao empregado em aviões

Nova tecnologia reduz consumo de água em mais de 50% e elimina odores no ônibus

REDAÇÃO AB

A Marcopolo desenvolveu um sanitário mais eficiente para seus ônibus. Inspirado nos modelos utilizados em aviões, ele reduz o uso de água em 53% e elimina odores. De acordo com a empresa, o produto consumiu cinco anos de desenvolvimento, com 1,75 milhão de ciclos de teste.

Chamado Eco Flush, o novo sistema emprega uma válvula de traqueia que faz a vedação do sistema a fim de gerar o vácuo para a descarga. O reservatório gerador de vácuo atua como barreira para que os gases não retornem para dentro do sanitário.

E a válvula de guilhotina – acionada automaticamente após três descargas – envia os resíduos para o tanque de detritos com maior frequência, garantindo o confinamento dos gases e dos resíduos sólidos e líquidos.

Em sanitários tradicionais, o tanque de detritos não retém totalmente os gases. Ainda de acordo com a Marcopolo, a cada descarga são utilizados apenas 400 mililitros de água em vez dos 850 ml consumidos pelo sistema convencional.

Dessa forma, o consumo médio mensal cai de 660 litros para pouco mais de 300 l, o que reduz a quantidade de paradas para abastecimento e limpeza.

Entenda como funcionam os novos sanitários:




Tags: Marcopolo, ônibus, tecnologia, consumo de água, sanitário.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência