Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA assina parceria para o desenvolvimento de novas ligas de alumínio
João Irineu Medeiros, da FCA, discursa no Senai FIEMG durante assinatura do termo de cooperação técnica para o projeto de ligas de alumínio

Insumos | 21/02/2020 | 17h16

FCA assina parceria para o desenvolvimento de novas ligas de alumínio

Projeto engloba a participação de CBA, Novelis, Aethra, Senai FIEMG, Embrapii e 6PRO Virtual

REDAÇÃO AB

A FCA Fiat Chrysler assinou uma parceria para participar de um projeto de desenvolvimento de novas ligas de alumínio de alta resistência. A iniciativa conta com fomento da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) com fundos gerados pelo Rota 2030 e terá a cooperação de outras empresas da cadeia automotiva, como a CBA (Companhia Brasileira do Alumínio), Novelis e Aethra, além do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai FIEMG, do Instituto Senai de Inovação em metalurgia e ligas especiais (unidade da Embrapii) e a 6Pro Virtual.


O projeto intitulado como Otimização de Ligas de Alta resistência de Alumínio para o Setor Automotivo terá duração de pouco mais de um ano e é fruto do mapeamento das demandas tecnológicas da FCA feita pela área da engenharia body, responsável pelo projeto estrutural dos veículos.

Por meio dele, serão desenvolvidas duas ligas de alumínio para fabricação: elas propiciam um amplo leque de possibilidades de aplicações nos veículos e a intenção é chegar a um produto que atenda aos objetivos de eficiência energética e com potencial para exportação.

“O que está sendo posto é muito desafiador que é colocar o setor automotivo brasileiro em um padrão europeu ou mesmo americano. Com isso o mercado de automóveis irá se abrir e por isso temos um desafio enorme. O Senai tem um papel muito importante nesse negócio, pois as indústrias não conseguiriam fazer isso sozinhas”, destaca o diretor de segurança veicular e conformidade regulatória da FCA para a América Latina, João Irineu Medeiros.

O gerente de inovação e tecnologia do CIT Senai, André Zanatta, reforçou que este trabalho irá agregar mais valor para o setor automotivo.

A gerente de desenvolvimento de mercado e inovação da CBA, Nataly Yoshino, disse que a empresa vai atuar no projeto com foco estratégico no setor automotivo. “Vamos realizar uma cocriação com vários membros da cadeia do setor com objetivo de extrair um produto de valor e atingirmos um novo patamar de inovação”.

O representante da Aethra, Felipe de Faria Martins, disse que a empresa irá contribuir com sua experiência de transformação de chapas em produtos. “Vamos confirmar se o resultado está satisfatório; nossa expectativa é entrar com mais força com este produto, pois aqui no Brasil as ligas de alumínio ainda não são usuais”, disse Martins.

Por sua vez, a 6PRO Virtual vai trazer seu conhecimento para realizar simulações virtuais. “Todos os processos serão previamente testados trazendo economia em materiais no processo de desenvolvimento das ligas”, explicou Mariana Medeiros, supervisora comercial.

“É muito importante fazermos parte de projetos que visam o desenvolvimento do setor automotivo e que geram um impacto positivo no meio ambiente. Nosso objetivo é colaborar com a indústria local, em parcerias estratégicas como essa para o desenvolvimento de soluções inovadoras”, finalizou o gerente comercial e de marketing da Novelis, Guilherme Superbia.



Tags: FCA Fiat Chrysler, FCA, desenvolvimento, alumínio, ligas de alumínio, parceria, projeto, CBA, Novelis, Aethra, Senai FIEMG, Embrapii, Rota 2030.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência