Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Novos negócios | 11/02/2020 | 16h55

Embrapii capta R$ 40 milhões para financiar projetos do setor automotivo

Recursos foram recebidos em 2019 por meio do programa Rota 2030

REDAÇÃO AB

A Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial, captou R$ 40 milhões para financiar projetos ligados à mobilidade e logística, conforme as diretrizes dos PPPs, Programas e Projetos Prioritários, para o setor automotivo. Os recursos foram recebidos em 2019 e são gerados pela renúncia fiscal do governo na cobrança do imposto de importação especial de 2% (ex-tarifário) sobre autopeças sem produção nacional, mecanismo do programa Rota 2030 para financiar projetos de inovação na indústria.



Com isso, as empresas da cadeia produtiva do setor contam com a parceria da Embrapii, indicada para coordenar projetos de mobilidade e logística. Segundo a instituição, a expectativa é contratar 60 projetos ao longo de 2020.

Para viabilizar os projetos, a Embrapii fica responsável por até um terço do investimento, enquanto o restante é dividido entre o centro de pesquisa, que disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa parceira. Nos casos que envolvem mais de uma empresa e pelo menos uma delas seja pequena, como startups, o aporte financeiro aumenta e pode chegar até 50% do valor do projeto.

Segundo o diretor de planejamento e gestão da Embrapii, José Luis Gordon, a instituição conta com uma rede de unidades com infraestrutura e profissionais qualificados para atender diferentes demandas industriais, além de viabilizar projetos sem a necessidade de aguardar por edital.

“O modelo é ágil, flexível e desburocratizado. As empresas não precisam esperar edital para desenvolver seus projetos, os recursos já estão disponíveis na unidade”, comenta Gordon.



Tags: Embrapii, projetos, mobilidade, Rota 2030, projetos, Programas e Projetos Prioritários, PPPs, ex-tarifário.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência