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Procon-SP notifica Ford por problemas com câmbio Powershift
EcoSport foi o primeiro carro montado no Brasil a receber o Powershift. Foi lançado no motor 2.0 e estendido a alguns 1.6

Segurança | 31/01/2020 | 13h40

Procon-SP notifica Ford por problemas com câmbio Powershift

Órgão de defesa do consumidor quer solução para o Brasil, já que clientes dos EUA serão indenizados

REDAÇÃO AB

A solução adotada pela Ford nos Estados Unidos, de indenizar proprietários de Fiesta e Focus equipados com câmbio Powershift, levou o Procon-SP a notificar a divisão brasileira da montadora. O órgão de defesa do consumidor quer saber que tipo de medida a Ford vai adotar no Brasil, já que, nos Estados Unidos, ela está firmando acordo para encerrar processo aberto por proprietários dos dois modelos mediante pagamento de indenizações no valor total de US$ 30 milhões.

No Brasil, além desses dois carros, o EcoSport também utilizou a transmissão Powershift, que em vez de um conversor de toque utiliza um sistema de dupla embreagem. Em 2015, o Procon de Minas Gerais instaurou investigação por queixas recorrentes de consumidores de EcoSport, Fiesta e Focus sobre barulho, trepidação, superaquecimento, falhas nas trocas da marcha, perda de força e consumo elevado de combustível. Nos Estados Unidos, já em 2017, havia 7 mil proprietários processando a montadora.

Caso a Ford aplique acordo semelhante no Brasil, terá de informar quais veículos estarão sujeitos à condição, como se dará a convocação e que procedimentos deverão ser observados pelos proprietários de veículos que ainda possam apresentar problemas com o câmbio. A empresa foi notificada na quarta-feira, 29, e tem 72 horas a contar do dia 30, para responder ao Procon.



Tags: Ford, Powershift, Fiesta, Focus, EcoSport.

Comentários

  • NeyVerdandi

    Estranhamenteo PROCON protege a VW de forma escandalosa; como ficou a situação dos mais de 320.000 consumidores, cujos carros foram equipados com o desastroso motor EA111? - E os consumidores com veículos equipados com motores EA888, fabricados até 2014; nós EUA a justiça condenou a VW/Audi a efetuar ressarcimento. - Como ficou a situação dos consumidores, cujos veículos possuem câmbio DSG de 7 velocidades? Na China e Austrália a garantia foi estendida para 10 anos; Nós EUA a Audi foi condenada ressarcir todos consumidores com carros equipados com motorização EA888, face ao consumo excessivo de óleo; veículos fabricados até 2013; Nós EUA as marcas alemãs foram condenadas pelo Dieselgate, tiveram que ressarcir a todos e recomprarem os veículos; na própria Alemanha existem sentenças a favor dos consumidores. E no Brasil o que o PROCON fez a favor dos consumidores?

  • LilianeFavarim

    Tenhoum Ford New Fiesta SE Powershift 2015 e sempre apresentou desconexão do módulo com celular, ar condicionado, etc. Algumas vezes apenas percebia algo na embreagem ou câmbio, como se fosse desligar e após acelerava novamente, ou então, em primeira marcha ou marcha ré, ele enroscava e depois acelerava bruscamente. Desde antes da primeira revisão do veículo, com menos de 6 meses eu já tinha duas reclamações, mas diziam que não constava nenhum problema. Em Dezembro 2019 levei o carro para fazer a troca do módulo (que segundo a concessionária disse que não foi trocado) e embreagem. Para minha surpresa, o carro ficou infinitas vezes pior do que antes. Ao retornar na concessionária com o mesmo problema, ANTES DE TRÊS MESES, me enviaram um documento para assinar onde eu teria que me responsabilizar pelo custo das peças, caso a FORD não autorizasse o reparo... Um absurdo!! Se não garantem o serviço em menos de três meses, como irão manter a garantia estendida do módulo que é de 10 anos? Ah, e como eu disse, foi para trocar o módulo, trocaram a embreagem e o módulo mesmo, não trocaram. Como proceder, visto que não é certo repassar o problema para o futuro comprador em caso de venda?

  • Nathalia

    Eutenho um new fiesta titanium 2014/2014 e no outro dia que comprei em agosto de 2014 ele já apresentou engasgando aprovaram no câmbio levei lá querendo a troca do carro e não quiseram isso na Ford e 1 ano depois só trocaram o câmbio mas até hoje ele apresenta problemas fora que não consigo vender no preço de mercado porque todo mundo sabe do problema que ele tem... não consigo vender está a preço de banana. Como faço com um carro que paguei 60 mil agora vender por 20 poucos mil? Por causa de um defeito que a própria Ford assumiu que teve ?

  • IrãCardoso

    Referentea esta publicação, oque aconteceu apos a notificação do procon? Tenho problema com o cambio deste 2014 quando comprei o carro e todos os anos tenho que levar para troca de algum componente referente ao power shift, alem do incomodo minha preocupação é que minha garantia acaba em 2021 considerando a garantia de 10 anos.

  • VivianeLorasque

    Adquirimosum carro New Fiesta 2016/2016 zero Km em Jun/16, cambio automatico, sistema PowerShift. Revisões efetuadas atavés das OS 3266/ 38114/ 39956/47208/51360. Em 2018 houve problemas e a troca de modulo, embreagem...Em 11/09/20 liguei para Ford para avaliar se meu carro teria extensão de garantia pois o carro parou não acionava a ré, e as demais marchas percebia que o carro não tinha força de desempenho, Chassis não consta com extensão de garantia. Levei a uma concessionária Ford para avaliação, para minha supresa... orçamento passado custo de R$ 22.093,75.Liguei novamente na Ford, negado novamente. Só gostaria de deixar registrada a minha insatisfação e indignação com este problemas, e solicitar aos consumidores deste tipo de sistema que pensem bem antes de fazer algum negocio, pois podem estar com um carro que consideramos ser um bem mais durável, descartável nas mãos, porque o meu com apenas 4 anos de uso, recebeu seu atestado de obtido e o total descaso da marca em um problema que sabem que existe.

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