Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BCG aponta que 10% dos brasileiros não pretendem comprar automóvel

Mobilidade | 14/01/2020 | 17h43

BCG aponta que 10% dos brasileiros não pretendem comprar automóvel

Pesquisa indica que mudança é influenciada pelo uso de aplicativos de compartilhamento de veículos

REDAÇÃO AB

O uso cada vez mais frequente de aplicativos de compartilhamento de veículos está mudando o comportamento de consumidores brasileiros: um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que 10% do público pesquisado não pretende comprar um automóvel, enquanto outros 31% e que não possuem carteira de motorista sequer consideram tirar uma.

Os dados constam na pesquisa A Nova Realidade da Mobilidade no Brasil, que traça um diagnóstico sobre o compartilhamento de viagens urbanas em carros privados no país, apontado pelo estudo como fator que vem ajudando a quebrar a velha máxima da posse do carro próprio.

Os dados mostram que os apps de transporte individual são utilizados pelo menos uma vez por semana por 55% dos brasileiros das classes A, B e C. Com relação à escolha dessas modalidades, que inclui apps de carona, os usuários indicam atributos como a facilidade para uso e pagamento, despreocupação com estacionamento, divisão dos custos com corridas, autonomia e a possibilidade de beber e não precisar dirigir.

Com base nos dados da pesquisa, especialistas do BCG avaliaram os custos médios de diferentes meios de transporte e concluíram que para quem roda até cinco mil quilômetros por ano em carros básicos ou seis mil quilômetros em veículos com opcionais e câmbio automático – o que corresponde a 20% dos entrevistados – é mais econômico se locomover por meio de transportes privados compartilhados que manter um veículo próprio.

“O compartilhamento de carros no Brasil vem transformando o modelo de posse de veículos. Com o aumento da popularidade dessa modalidade de transporte, a população passa a perceber cada vez mais o carro como um serviço em vez de um bem", explica o sócio do BCG e um dos autores do estudo, Regis Nieto.

Nos centros urbanos, com população acima de 100 mil habitantes, o nível de penetração dos carros compartilhados chega a 62%, enquanto nas cidades menores é de 37%. O uso compartilhado de carros privados é mais popular entre as mulheres, com índice de penetração de 60% dos homens é 50%. Mais de 65% dos usuários assíduos dos carros compartilhados possuem veículos próprios enquanto nos usuários ocasionais o índice é de 55%.



Tags: BCG, Boston Consulting Group, aplicativo, compartilhamento, transporte individual.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência