Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO inaugura no Brasil formação em Administração pelo sistema Dual
Roberto Cortes, presidente da VWCO, fala aos alunos de Administração que vão inaugurar o programa Dual Study na fábrica de Resende

Carreira | 09/01/2020 | 20h01

VWCO inaugura no Brasil formação em Administração pelo sistema Dual

Alunos vão estagiar na empresa desde o primeiro ano, passando três dias na fábrica e três na faculdade

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) inaugura este mês no Brasil, em sua fábrica de Resende (RJ), o sistema Dual Study para graduação de alunos de Administração da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), sediada na mesma cidade sul-fluminense. O sistema já é aplicado há anos na Alemanha, onde estudantes dividem o tempo da formação superior universitária entre as salas de aula e estágios em empresas conveniadas desde o primeiro ano do curso escolhido. Para o programa inaugural no País, foram selecionados 13 alunos da AEDB que vão passar três dias por semana trabalhando (com remuneração) em áreas de interesse na VWCO e outros três dias na faculdade.

O programa Dual Study implantado no Brasil foi desenvolvido na AEDB (primeira faculdade a adotar o sistema no País) em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) e a rede Duale Hochschule Latinoamérica (DHLA), com o apoio da VWCO, Maxion e outras empresas instaladas na região sul-fluminense do Estado. A ideia é desenvolver teoria e prática desde o começo da graduação, para o estudante adquirir e aprimorar os conhecimentos em tempo integral.

Os 13 alunos selecionados do curso de Administração da AEDB vão passar os dois primeiros anos de estudo como estagiários na fábrica da VWCO em Resende e, depois, deverão ser contratados. Além da parte prática garantida, os estudantes ainda contam com o benefício de não pagar pelo curso e receber remuneração até a formação.

Segundo levantamento da rede DHLA, 87% dos formados pelo modelo de ensino Dual Study saem da faculdade empregados. Depois da graduação, cerca de 80% dos estudantes são contratados pela organização que os treinou, metade deles em posição de liderança. Dessa forma os recém-formados têm a segurança de um lugar no mercado de trabalho e as empresas podem reter talentos formados por elas mesmas.

“Abraçamos essa iniciativa e agora damos as boas-vindas a esses futuros profissionais em nossa fábrica, pois acreditamos em seu potencial e em como a vivência em nossa empresa pode contribuir para sua formação. É uma parceria em que todos se beneficiam: o aluno com a experiência, a universidade pelo diferencial de oferecer essa oportunidade, e nós por recebermos esses jovens talentos para somar forças com nosso time”, avaliou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, além de presidente da AHK Rio.



Tags: VWCO, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Administração, educação, graduação, Sistema Dual Study, Associação Educacional Dom Bosco AEDB, AHK Rio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência