Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch inova quebra-sol com inteligência artificial

Tecnologia | 09/01/2020 | 19h50

Bosch inova quebra-sol com inteligência artificial

Visor virtual utiliza painel LCD e algoritmos inteligentes para bloquear a luz do sol de forma intuitiva

REDAÇÃO AB

A Bosch apresentou na CES 2020, feira tecnológica que acontece até sexta-feira, 10, em Los Angeles (EUA) uma inovação em um dos itens mais esquecidos do automóvel: o quebra-sol, que foi totalmente ressignificado a partir de um visor virtual em tela de LCD transparente que utiliza inteligência artificial e algoritmos para bloquear a luz do sol sem prejudicar a visão de quem conduz o veículo.

O visor virtual vincula o painel LCD a uma câmera de monitoramento do motorista ou ocupante para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto das pessoas. O sistema usa a inteligência artificial para localizar o motorista na imagem da câmera e também para determinar os pontos de referência no rosto – incluindo os olhos, nariz e boca – para que ele possa identificar sombras. O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O restante da tela permanece transparente – o que favorece a visão, já que não há um escurecimento total do display.

"No início do desenvolvimento consideramos que o usuário ajusta o quebra-sol para projetar sombra nos olhos: essa percepção foi essencial para ajudar a simplificar o conceito do produto e impulsionar o design da tecnologia”, afirma Jason Zink, especialista técnico da Bosch na América do Norte e um dos co-criadores do visor virtual.

Não se trata apenas de uma inovação de design, mas de um avanço para a segurança, isso porque para a maioria dos motoristas em todo o mundo, o visor tradicional não é suficiente para evitar a incidência direta da luz do sol nos olhos, que causa cegueira temporária, fato que acarreta o dobro de acidentes de carro do que qualquer outra condição climática. Dados do National Highway Traffic Safety Administration relata milhares de acidentes de carro relacionados ao brilho do sol todos os anos e um outro estudo da entidade indica que o risco de um acidente de carro é 16% maior com incidência direta da luz solar.

“Algumas das inovações mais simples causam o maior impacto, e o visor virtual muda a maneira como os motoristas veem a estrada”, declara Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia.

O visor virtual foi reconhecido como a Melhor Inovação durante a CES 2020. A tecnologia também recebeu o prêmio na categoria Entretenimento e Segurança, após alcançar as melhores classificações feitas pelo júri formado por designers, engenheiros e membros da mídia especializada em tecnologia.



Tags: Bosch, inovação, inteligência artificial, quebra-sol, tecnologia, CES 2020.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência