Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões e ônibus terão crescimento menor, mas robusto, prevê Fenabrave

Mercado | 06/01/2020 | 15h48

Caminhões e ônibus terão crescimento menor, mas robusto, prevê Fenabrave

Após elevar vendas em 33% em 2019, veículos pesados devem avançar 22% em 2020

SUELI REIS, AB

Em sua primeira projeção para o ano, a Fenabrave indica que o crescimento das vendas de veículos pesados – que inclui a soma dos caminhões e ônibus novos – deverá apresentar ritmo menor em 2020 com relação ao movimento visto no ano passado, mas ainda assim a expansão seguirá robusta, com dois dígitos porcentuais. A entidade, que reúne o setor de distribuição e veículos no País, prevê que em 2020 o volume deverá ser 22% maior sobre 2019, para um total de 157,7 mil unidades emplacadas. Em 2019, o mercado de comerciais pesados voltou a respirar aliviado com a forte retomada dos negócios. Com isso, no fechamento do ano, as vendas cresceram 34,3% com relação a 2018, encerrando com quase 129 mil unidades emplacadas.



- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Faça aqui o download das projeções da Fenabrave em 2020
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



CAMINHÕES



Os caminhões continuarão a puxar o desempenho do setor de pesados, segundo os novos números dos concessionários: para este ano, preveem a venda de 126,1 mil unidades, o que significará um aumento de 24%.

Em 2019, o transporte de carga operou impulsionado pelo agronegócio, mas também pela leve retomada da economia e consumo. No total, as vendas de caminhões passaram das 101,7 mil unidades no ano passado, representando aumento de 33,1% sobre 2018, quando os licenciamentos ficaram em 76,4 mil.

ÔNIBUS



O segmento de ônibus fechou 2019 com 27,1 mil chassis licenciados, aumento de 39% sobre o ano anterior, sendo este o maior índice de crescimento entre todas as categorias do setor automotivo. Para 2020, a Fenabrave também espera novo desempenho positivo para o segmento, projetando alta de 16% com mais de 31,5 mil ônibus entregues.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, acredita que indicadores positivos vistos em 2019 devem continuar com esse viés também em 2020.

“Iniciamos 2019 com boas perspectivas para o setor, e, mês a mês, observamos a consolidação da recuperação das vendas. Esse desempenho positivo se deve a alguns fatores econômicos, como taxa de juros menores e à queda nos índices de inadimplência e de desemprego, o que refletiu, diretamente, no aumento da confiança do consumidor e, também, do empresário brasileiro. Esse cenário impulsionou a oferta de crédito, o que deve continuar em 2020, por isso, confiamos em um novo ciclo de crescimento, ainda que moderado”, afirma o presidente da Fenabrave.





Tags: Vendas, emplacamentos, caminhões, ônibus, Fenabrave, projeções.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência