Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen soma 4 milhões de veículos exportados do Brasil
Lançado este ano, o SUV T-Cross já segue para 10 países: 16 mil unidades exportadas e novos mercados na África em 2020

Indústria | 16/12/2019 | 16h54

Volkswagen soma 4 milhões de veículos exportados do Brasil

Vendas ao exterior da subsidiária brasileira desde 1970 já alcançaram 147 países; em 2020 novos mercados serão acrescentados à lista

REDAÇÃO AB

“Acabamos de chegar à marca de 4 milhões de veículos Volkswagen exportados a partir do Brasil desde 1970”, comemorou Pablo Di Si em sua conta no LinkedIn na segunda-feira, 16. O presidente da fabricante na América Latina acrescentou ainda que a lista de 147 países já alcançados pelos carros brasileiros da companhia deverá crescer no ano que vem.

“A novidade em 2020 vai ser a chegada do T-Cross a vários países africanos a partir de nossa fábrica de São José dos Pinhais (PR)”, afirma Pablo Di Si.



Atualmente a Volkswagen do Brasil garante cerca de 25% das exportações de automóveis e comerciais leves do País, atende 18 mercados da América do Sul, Central e Caribe, com destaque para Argentina (maior mercado externo), além de Colômbia, Chile, Peru e Uruguai. O hatch Gol continua a ser o modelo mais exportado, com mais de 30 mil unidades embarcadas de janeiro a novembro deste ano, seguido pelo sedã Virtus com 13,5 mil. Mas o melhor desempenho é do T-Cross, que com menos de seis meses de vendas externas já teve 16 mil unidades enviadas para 10 países.

“Assim como toda a indústria automotiva, vivemos um momento desafiador com relação a exportações. Nesse sentido adotamos estratégias para conquistar novos mercados a partir do Brasil e iniciamos, este ano, o envio do Virtus e T-Cross para o México e da Saveiro para o Peru. Nosso objetivo é ampliar ainda mais nossa presença em outros países em 2020, consolidando nosso perfil exportador", enfatizou Di Si.

] O executivo destacou ainda que a Volkswagen do Brasil, além dos carros, exporta também motores e projetos da engenharia local começam a ganhar atenção da matriz alemã. “Os motores produzidos em São Carlos(SP) já chegaram a mercados avançados como Alemanha e Estados Unidos. A mais recente vitória veio com o desenvolvimento do novo modelo (SUV-cupê) Nivus, criado 100% por designers e engenheiros brasileiros que será produzido na unidade Anchieta (São Bernardo do Campo, SP) em 2020 e chegará às linhas de montagem de outra fábrica na Europa. Mais do que um carro com enorme perfil de exportação, é a primeira vez que exportamos um projeto criado aqui. Ou seja: além de veículos, estamos exportando também a inteligência.”

CINCO DÉCADAS DE EXPORTAÇÕES



As exportações da Volkswagen têm quase o mesmo tempo da companhia no Brasil: começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram embarcadas para o México e países da América do Sul. Em 1972, os volumes exportados já chegavam a 7.204 unidades, abrindo caminho para a empresa se tornar desde então líder em vendas externas de automóveis e comerciais leves fabricados no País.

Historicamente, o Gol é o modelo mais exportado, superando a marca de 1,5 milhão de unidades já embarcadas, seguido por Voyage com 479 mil e pelo Fox, com 471 mil.

Um dos maiores contratos de exportação já celebrados foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat entre 1983 e 1988. Em 2005 a companhia abriu novos mercados na África e Oriente Médio. Os veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil já seguiram para Europa, África, Ásia e Américas.



Tags: Volkswagen Brasil, exportação, vendas externas, 4 milhões de veículos exportados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência