Robô trabalha na linha de produção de baterias da Clarios em Sorocaba (SP)
Autopeças
|
16/12/2019
|
15h48
Clarios triplica robôs na produção de baterias em Sorocaba
Fabricante das baterias Heliar investiu R$ 12 milhões para aumentar produtividade da planta
REDAÇÃO AB
Texto com Clarios (antiga Johnson Controls), fabricante das baterias Heliar, mais que triplicou de 5 para 17 o número de robôs em operação na fábrica de Sorocaba (SP) para aumentar a produtividade e atender à esperada demanda crescente em 2020. Segundo informa a empresa, foram investidos R$ 12 milhões no projeto de automação da planta ao longo de 2019, envolvendo processos de paletização, alimentação de linhas de produção e injeção de componentes plásticos, entre outros.
A automação da fábrica abrange todas as linhas, incluindo baterias para automóveis, motocicletas, veículos pesados e montagem. De acordo com o coordenador de melhoria contínua Felipe Issao Shimada, com o investimento a Clarios conseguiu expandir a sua capacidade de produção em Sorocaba para mais de 10 milhões de baterias ao ano. “Somos a fábrica mais automatizada do Brasil no setor de baterias”, afirma.
Shimada acrescenta que existem muitos benefícios trazidos automação da planta. Entre os principais estão a maior segurança, redução de riscos de acidentes e melhorias de ergonomia para os operadores. “Assim conseguimos direcionar os nossos funcionários para funções mais estratégicas, deixando o trabalho pesado para as máquinas”, destaca.
Tags: Clarios, Heliar, baterias, indústria, automação, investimento, fábrica.