Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Com apoio da Rede AB, IQA se compromete com Princípios de Empoderamento da Mulher

Entidades | 13/12/2019 | 20h25

Com apoio da Rede AB, IQA se compromete com Princípios de Empoderamento da Mulher

Entidade tornou-se signatária do documento da ONU pela equidade de gênero

GIOVANNA RIATO, AB

O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, assinou na quinta-feira, 12, os Princípios de Empoderamento da Mulher (Women's Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres pela promoção da equidade de gênero. A cerimônia para a assinatura do documento aconteceu durante o evento de inauguração da nova sede da entidade em São Paulo.

Com isso, o IQA é a Rede AB Diversidade do setor automotivo a se comprometer com os WEPs motivada pela 10ª organização, iniciativa criada em 2019 com o propósito de agregar, apoiar e catalisar atores e ações que promovam a diversidade estrutural e a inovação inclusiva no setor automotivo. O projeto trabalha para construir soluções para tornar as companhias do setor mais plurais.

“Falando de futuro, é impossível não considerar as questões de diversidade e, naturalmente, de equidade de gênero. O IQA não teve dúvidas de se juntar ao pacto da ONU Mulheres que é absolutamente coerente com o mundo atual - uma tendência sem volta - e com a própria realidade do IQA, que já tem mulheres em proporção significativa”, conta Alexandre Xavier, superintendente da entidade.

Segundo ele, a força de trabalho feminina representa mais da metade dos colaboradores da instituição, como também metade das lideranças.

“Estar desalinhado com discussões e, sobretudo, práticas que envolvem diversidade e equidade de gênero seria algo absolutamente fora de contexto no momento em que vivemos”, complementa.

O compromisso com a ONU Mulheres foi assinado por Ingo Pelikan, presidente do IQA. A cerimônia contou com a presença de Maristella Iannuzzi, consultora de Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU. Também participaram do evento Paula Braga, diretora de Automotive Business, e Tânia Macriani, CEO da MHD Consultoria – ambas acumulam a função de colíderes da Rede AB Diversidade.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA MULHER?


A assinatura dos WEPS prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero;
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa; 4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.



Tags: IQA, diversidade, ONU Mulheres, Princípios de Empoderamento da Mulher, WEPs, equidade de gênero.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência