Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Com nova sede, IQA está pronto para o Rota 2030
Instalações têm área total de 1,4 mil metros quadrados, espaço para startups e 4 salas de treinamento

Certificação | 13/12/2019 | 14h50

Com nova sede, IQA está pronto para o Rota 2030

Instituto da Qualidade Automotiva triplica capacidade de treinamento para até 12 mil pessoas por ano

MÁRIO CURCIO, AB

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) passa a operar em uma nova sede na zona sul da cidade de São Paulo. O prédio tem quatro andares, área total de 1,4 mil metros quadrados e quatro salas de treinamento. Com as novas instalações, o instituto ganhou um espaço dedicado a startups e triplicou a capacidade atual de formação.

“Vamos passar das atuais 4 mil para 12 mil pessoas treinadas por ano até 2023”, afirma o superintendente do IQA, Alexandre Xavier. A ampliação ocorre num momento oportuno, em razão de novas demandas geradas pelo Rota 2030. Para o Rota o IQA criou o Horizonte 2030.

“A indústria está se transformando e esses desafios nos trazem várias oportunidades. Teremos em breve novas equipes dedicadas a esse tema”, afirma Xavier.



Os cursos realizados pelo IQA têm preço médio de R$ 1.000 e em regra 24 horas (três dias) de duração. Um dos principais atualmente é o EQF (Especialista em Qualidade de Fornecimento). Entre os novos cursos Xavier cita o TIC (Testes, Inspeção e Certificação).


Salas de treinamento e ambientes de trabalho da nova sede do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA)

Os principais clientes do IQA são montadoras, fabricantes de autopeças e fornecedores de insumos como aço, plásticos e borrachas. O IQA também atua no setor de logística, com curso para interpretação de normas e formação de inspetores. Para o início de 2020 o instituto promete um guia exclusivo de boas práticas em logística. Além da sede, o IQA tem um laboratório em Sorocaba (SP).

O instituto é um organismo de certificação especializado no setor da mobilidade. Atua como parceiro de órgãos internacionais e é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Recentemente, o IQA assinou compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês), desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para orientar práticas que promovam a igualdade entre homens e mulheres.



Tags: IQA, Alexandre Xavier, Inmetro, ONU, EQF, TIC, WEPs.

Comentários

  • GilsonPaula Lopes de Souza

    Votosde muito SUCESSO e, sem dúvida, uma grande alavanca para a retomada do desenvolvimento do segmento da mobilidade.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência