Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Motos superam 1 milhão de unidades fabricadas em 11 meses

Indústria | 12/12/2019 | 18h10

Motos superam 1 milhão de unidades fabricadas em 11 meses

Produção registra alta de 7,2% no acumulado; novembro foi o melhor mês para BMW, Dafra, Ducati e Kawasaki

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos no acumulado até novembro teve 1,04 milhão de unidades, registrando alta de 7,2% sobre iguais meses do ano passado. O período foi o melhor em produção desde 2015 e confirma a projeção superior a 1,1 milhão de unidades para 2019 esperada pela Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes do setor instalados em Manaus (AM). Quatro fabricantes tiveram em novembro seu melhor mês de 2019 em produção: BMW, Dafra, Ducati e Kawasaki. Os números foram divulgados pela Abraciclo.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



“Entre os fatores que estimulam os negócios está a oferta de crédito pelos bancos de grande porte, além das instituições financeiras de montadoras e, mais recentemente, dos chamados bancos digitais”, afirma o vice-presidente da Abraciclo, Hilário Kobayashi.



As vendas no atacado (das montadoras para as concessionárias) totalizaram até novembro 1,01 milhão de motos, volume 13,7% mais alto pela comparação interanual. O movimento é semelhante aos emplacamentos, que registraram alta próxima a 15% no acumulado dos 11 meses.

EXPORTAÇÕES RECUAM 45,3%


No acumulado até novembro o Brasil enviou ao exterior apenas 35,6 mil motos, 45,3% a menos que o anotado em iguais meses de 2018. O motivo é conhecido, a retração do mercado argentino, que mesmo assim permanece como o principal destino e respondeu por quase a metade dos embarques. Em seguida vêm os Estados Unidos (com 6,8 mil unidades e 18,9% de participação) e a Colômbia (5,2 mil motos e fatia de 14,4%). Para 2020 as exportações devem recuar ainda mais. A estimativa da Abraciclo é de apenas 28 mil motos durante todo o ano, resultando em queda próxima a 25% na comparação com 2019.



Tags: Motos, motocicletas, produção, BMW, Dafra, Ducati, Kawasaki, Abraciclo, Hilário Kobayashi, vendas no atacado, emplacamentos, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência