Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford cria Mustang elétrico de 800 cavalos
Protótipo criado por Ford e Webasto tem parte da carroceria feita de fibra de carbono e capô com janelas de policarbonato

Engenharia | 12/11/2019 | 14h20

Ford cria Mustang elétrico de 800 cavalos

Protótipo testa tecnologias de gerenciamento térmico e de bateria desenvolvidas com a Webasto

REDAÇÃO AB

A Ford apresentou em parceria com a Webasto o Mustang Lithium, um protótipo elétrico de 900 cavalos. O carro foi mostrado no Sema Show, salão para veículos especiais e de alto desempenho que ocorre em Las Vegas. O conceito foi criado para medir o interesse dos jovens por um veículo elétrico de alto desempenho e serve também como plataforma de teste de tecnologias de gerenciamento térmico e de bateria desenvolvidas pela Webasto e pela Ford.

O Mustang Lithium tem um motor elétrico de dois núcleos e inversores de potência duplos, alimentados por um sistema de bateria Webasto de 800 volts capaz de fornecer 1 megawatt de potência e 138 kgfm de torque. Sua carroceria usa componentes de fibra de carbono e o capô recebe janelas transparentes de policarbonato.

“O protótipo é uma oportunidade de mostrar o que um novo trem de força elétrico pode fazer em um carro que todos já conhecem e gostam muito”, afirma o diretor de compras e desenvolvimento de produto da Ford, Hau Thai-Tang.



As rodas do Mustang Lithium têm 20 polegadas e são forjadas. A tensão de 800 V é o dobro da usada na maioria dos carros elétricos atuais, o que torna o sistema mais leve e potente. Também produz menos calor. A transmissão manual de seis velocidades é uma versão especial da Getrag MT82, usada em competições de arrancada para suportar o alto torque. Os freios dianteiros Brembo são os mesmos do Shelby GT350R.

A Ford já produziu mais de 800 mil veículos elétricos e híbridos. A montadora investirá até 2022 US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos, entre eles um SUV inspirado no Mustang e uma picape F-150. Os novos SUVs híbridos Ford Explorer e Escape 2020 são equipados com bateria de íons de lítio de quarta geração, semelhante à usada no Mustang Lithium.



Tags: Ford, Mustang, Lithium, Sema Show, Webasto, Hau Thai-Tang, Getrag, Explorer, Shelby GT350R, Brembo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência