Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Primeira moto flex comemora dez anos
Segundo a Honda, mais de 6 milhões de motocicletas flex já saíram de sua fábrica em Manaus

Engenharia | 29/10/2019 | 19h38

Primeira moto flex comemora dez anos

Tecnologia foi lançada como Mix na Honda CG 150 Titan

REDAÇÃO AB

dez anos a Honda lançava no Brasil a CG 150 Titan Mix, primeira moto flex. O projeto foi desenvolvido no Japão com participação de engenheiros brasileiros, mas levou seis anos a mais para chegar ao mercado que nos carros. Segundo a Honda, desde o lançamento, mais de 6 milhões de motos bicombustíveis já saíram de sua fábrica em Manaus.

A tecnologia está presente em oito modelos (Biz 125, CB 250F Twister, CG 160 Titan, CG 160 Fan, CG 160 Cargo, NXR 160 Bros, XRE 190 e XRE 300), que representam cerca de 80% das vendas da Honda no País.

O sistema flex para as motos é bastante simples. Há um módulo de controle eletrônico (ECM). Interligado a sensores que monitoram o funcionamento do motor, esse módulo determina o tempo ideal de injeção de combustível. Há ainda um outro sensor instalado no escape (a sonda lambda) que mede a quantidade de oxigênio resultante da combustão.

Assim, o ECM identifica qual combustível está sendo utilizado, baseado em quatro mapas pré-programados de funcionamento: só etanol, só gasolina, mais etanol que gasolina ou mais gasolina que etanol. Com essas informações, o ECM permite que o injetor trabalhe com a quantidade correta de combustível.

Nas motos, o sistema flex é mais rudimentar que nos carros porque não conta com reservatório auxiliar de gasolina para partida a frio nem sistema de aquecimento do combustível no bico injetor. Há apenas uma lâmpada no painel para alertar em dias frios a necessidade de adicionar gasolina ao tanque num próximo abastecimento.



Tags: Honda, motos, flex, Mix, Biz 125, CB 250F Twister, CG 160 Titan, CG 160 Fan, CG 160 Cargo, NXR 160 Bros, XRE 190, XRE 300.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência