Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW cria divisão exclusiva para o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma

Novos negócios | 28/10/2019 | 18h07

VW cria divisão exclusiva para o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma

VWAT quer dispor da tecnologia no mercado a partir da segunda metade da próxima década

REDAÇÃO AB

A VW anunciou na segunda-feira, 28, a nova divisão de negócios Volkswagen Autonomy (VWAT) para o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma (SDS, na sigla em inglês) de Nível 4 para todas as marcas do Grupo Volkswagen. Com sede em Munique e Wolfsburg (Alemanha), a subsidiária contará com mais duas unidades, uma no Vale do Silício (Califórnia, EUA) em 2020 e outra na China a partir de 2021.

A nova empresa será liderada por Alexander Hitzinger, vice-presidente de direção autônoma do Grupo VW e membro do conselho de administração para a marca Volkswagen, responsável pelo desenvolvimento técnico da divisão de veículos comerciais (VWCV).

O Nível 4 (numa escala que vai de 1 a 5) se caracteriza por automação elevada, quando o veículo é capaz de realizar tarefas de direção sozinho em certas circunstâncias. Nela, o motorista pode ter a opção de controlar o veículo.

Pelos planos da VWAT, as soluções de mobilidade autônoma em áreas urbanas, como entregas, serão o primeiro caso de aplicação de seu sistema autônomo. Essa aplicação estará atrelada à cooperação para direção autônoma anunciada pela VW e pela Ford em julho deste ano, o que inclui uma participação da VW no Argo AI, uma empresa especializada no desenvolvimento de software com base em inteligência artificial para direção autônoma. A ideia é que a VWAT desempenhe um papel com foco na engenharia e industrialização dos sistemas com o objetivo de estabelecer um módulo padrão para uso de todas as marcas do Grupo VW no futuro.

Veículos especiais como táxis, vans, utilitários e comerciais leves serão os primeiros modelos a utilizar o SDS da VWAT, que será co-criado em parceria com a VWCV.

“Queremos estabelecer a Volkswagen Autonomy como uma empresa global de tecnologia, onde agregamos conhecimento das indústrias automotiva e de tecnologia, combinando a agilidade e a criatividade de uma cultura de alto desempenho com orientação e escalabilidade de processos”, diz em nota Alexander Hitzinger, diretor da VWAT. “Continuaremos a usar sinergias em todas as marcas do grupo para reduzir o custo dos veículos autônomos, bem como dos computadores de alto desempenho e sensores. Planejamos começar a dispor a direção autônoma em larga escala por volta da metade da próxima década”.



Até o fim deste ano, os recursos de pesquisa do Grupo Volkswagen dedicados à direção autônoma serão transferidos para a VWAT. Considerando as três unidades, mais da metade da equipe estará concentrada nas sedes de Munique e Wolfsburg. A unidade de Munique foi escolhida como um local adicional na Alemanha, pois a empresa do grupo Autonomous Intelligent Driving (AID) já está sediada lá, ao mesmo tempo em que se tornará a sede europeia da Argo AI.

O Vale do Silício foi selecionado como outro local para esse tipo de desenvolvimento devido à sua proximidade com o Argo AI e também pelo know how local para a direção autônoma. Além disso, a legislação do estado oferece condições favoráveis para o desenvolvimento desse tipo de sistema.

Na China, é necessário o desenvolvimento local de SDS para cumprir os requisitos legais de uso de direção autônoma. Segundo a montadora, o país tem um papel importante por ser o maior mercado do Grupo Volkswagen e também por sua característica de alta complexidade do tráfego.

“A condução autônoma apresenta a toda a indústria grandes desafios: altos custos de desenvolvimento, demandas extremamente altas em tecnologia de sensores, além da falta de sistemas regulatórios e padrões regionais heterogêneos", acrescenta Hitzinger. “Nosso objetivo é criar uma equipe de desenvolvimento ágil e de alto desempenho com o know-how para realizar um sistema autônomo pronto para o mercado".



Tags: VW, Volkswagen, direção autônoma, Argo AI, VWAT.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência