Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo capta fundos no exterior para financiar caminhões no Brasil
Estande da Volvo na Fenatran: mais recursos para financiar vendas no Brasil

Crédito | 24/10/2019 | 20h34

Volvo capta fundos no exterior para financiar caminhões no Brasil

Com o fim das taxas subsidiadas do Finame, recursos externos ficam mais competitivos

PEDRO KUTNEY, AB



A Volvo Financial Services (VSF), braço financeiro da fabricante sueca de caminhões e ônibus, está usando a força financeira do grupo para levantar fundos no exterior a custo competitivo para financiamento de caminhões no Brasil. Atualmente o Banco Volvo financia perto de 40% das vendas da montadora no País, com R$ 3,5 bilhões em contratos por ano. Em visita à Fenatran na semana passada, Scott Rafkin, presidente global da VSF, afirmou que o País é o segundo maior mercado do seu portfólio mundial, que soma 70 bilhões de coras suecas por ano (cerca de US$ 7,2 bilhões) para financiar 25% das vendas do grupo no mundo – porcentual abaixo do verificado na operação brasileira.

Com o fim de subsídios e a aplicação de taxas de mercado ao BNDES/Finame, houve migração para outras modalidades de financiamento de veículos comerciais, como CDC, tornando atraente a captação de recursos no exterior a juros baixos para conceder crédito no Brasil. “Nosso pessoal aqui tem feito um ótimo trabalho para oferecer soluções competitivas aos clientes. Nós ajudamos usando a força do grupo para levantar fundos com instrumentos de captação para manter as vendas em alta. Investimos em tecnologias, produtos e pessoas para facilitar os negócios”, afirma Rafkin, sem no entanto revelar os valores aportados na operação brasileira. “Queremos manter nossa flexibilidade alocando capital de acordo com a necessidade de cada lugar, sempre assegurando nossa saúde financeira para manter os custos [de endividamento] baixos”, explica.

Segundo Rafkin, a oferta próprio de crédito vai além de viabilizar uma primeira venda: “Pela nossa experiência, verificamos que os clientes que financiam os veículos com a VSF têm alta lealdade à marca, quase sempre voltam a comprar. Por isso é importante expandir nossa carteira de financiamentos, mas vivemos em um ambiente extremamente competitivo e temos de fazer isso com cautela”, diz.

Outra potencialidade do mercado brasileiro que a VSF pretende explorar é o desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas para atender à transformação do setor, que no caso de caminhões também está migrando da propriedade do bem para o uso, por meio de serviços. “Estamos investindo em inovações e o Brasil é um ótimo lugar para testar novas plataformas que viabilizam serviços de conectividade e seguros digitais”, revela Rafkin.



Tags: Volvo Financial Services, Banco Volvo, financiamento, crédito, caminhão, mercado, Fenatran 2019, SP Expo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência