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Continental lança solução para frotistas
Rodrigo Bonilha ao lado do Yard Reader, que capta os sinais emitidos pelos sensores dos pneus (foto: Mário Curcio)

Transportes | 17/10/2019 | 16h02

Continental lança solução para frotistas

Monitoramento de pressão e temperatura de pneus traz economia de até 5% no consumo de diesel

MÁRIO CURCIO, AB



A fabricante de pneus Continental passa a oferecer aos frotistas um sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus. Ele funciona com pneus que já saem de fábrica com sensores internos. No pátio é instalado um equipamento com antena chamado Yard Reader, que recebe as informações de cada pneu do veículo. O produto foi apresentado na Fenatran 2019, que ocorre até 18 de outubro no São Paulo Expo.

“O cliente paga uma mensalidade de R$ 990 pelo Yard Reader e não há um limite de veículos a serem monitorados”, afirma Rodrigo Bonilha, gerente executivo de vendas de pneus de carga.



A partir de um aplicativo é possível saber a condição de cada pneu do veículo. A economia de diesel chega a 5% para caminhões e ônibus que rodam sempre com a pressão correta. Segundo a Continental, no futuro os sensores também serão fornecidos à parte.

Segundo Bonilha, se houver mais de um pátio é preciso instalar outro Yard Reader, mas a mensalidade se mantém em R$ 900. Ele recorda ainda que é possível negociar o valor mensal, de acordo com o porte do cliente e volume de negócios.

“Três frotistas já utilizam nosso sistema com bons resultados. Eles têm entre 150 veículos e 3 mil conjuntos, na soma de caminhões e carretas”, afirma Bonilha.

Além do Yard Reader a Continental já testa um conjunto de soluções que integra monitoramento dos pneus, tacógrafo e a central eletrônica do veículo. Esse equipamento permitirá observar a distância tudo o que ocorre com o caminhão: se está andando ou parado, a rotação do motor, se as portas estão abertas.

O equipamento está em fase de validação e a empresa conta neste caso com a própria experiência como fornecedora de autopeças e componentes eletrônicos.


Instalado na garagem da frota, o Yard Reader (à esq.) capta as informações de pressão e temperatura emitidas pelos sensores dos pneus (à dir.) em um raio de 20 metros. Assinatura mensal de R$ 990 é negociável

NOVO PNEU PARA USO MISTO


Também na Fenatran 2019 a Continental lança o Conti HAC 3, pneu de uso misto (on-off-road) que pode ser montado em qualquer posição do caminhão. Está disponível na medida 295/80R22.5 e recebe garantia de sete anos contra defeitos de fabricação. A Continental promete quilometragem até 20% superior e resistência ao picotamento 17% maior que o modelo antecessor.

O HAC 3 é ideal para veículos que rodam no asfalto e também em terrenos pedregosos e lamacentos, em operações de média ou alta severidade. Por isso atende bem ao transporte de cana-de-açúcar, madeira, minérios e construção civil.

Os sulcos mais largos e o desenho facilitam a expulsão de pedras. A Continental aplicou um pacote de cintas reforçado para aumentar a resistência da carcaça e um composto interno que melhora em até 50% a retenção da pressão. O Conti HAC 3 é fabricado em Camaçari (BA), onde a Continental já investiu mais de US$ 500 milhões desde 2006.


Conti HAC 3 (na roda dianteira) é indicado para operações de média ou alta severidade e pode ser montado em qualquer eixo. Segundo a empresa, ele roda até 20% a mais que o antecessor (foto: Mário Curcio)

CRESCIMENTO ACIMA DO MERCADO


Segundo Bonilha, a Continental crescerá acima do mercado brasileiro de pneus, como fez nos últimos dez anos. “Na reposição esperamos alta de 7% a 8%. Nas vendas às montadoras [incluindo caminhões, ônibus e carretas] cresceremos 40%”, afirma o gerente.

No acumulado até setembro, de acordo com a associação dos fabricantes, o fornecimento de pneus de carga para o mercado de reposição caiu 5,1% e o fornecimento às montadoras cresceu 31,2%.



Tags: Continental, Fenatran, Yard Reader, Rodrigo Bonilha, pneus, caminhões, ônibus, frotistas.

Comentários

  • EsterGenshi

    Jávi a solução da Continental funcionando e realmente é muito prática e eficaz, não requer nenhum hardware caro, realmente eles fizeram o pneu com sensor funcionar, ela é ideal para quem precisa de monitoramento diário (ônibus urbano, betoneiras, mineração, canavieiro), além de reduzir a perda de carcaça, gera uma importante economia de combustível. Na minha frota constatamos melhora na média do veículo em 3%.

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